Cor

Quanto à cor original, há pelo menos consenso: marrom-dourado, com as pontas dos pelos pretas, denominada "agouti". Por meio de várias mutações obtidas por seleção em cativeiro, existem outras tonalidades fixadas, como marrom-dourado com pintas brancas, preto, branco, canela, cinza-amarronzado, azul, entre outras. O albino se diferencia do branco pela cor vermelha dos olhos.

"Descrição"

Gerbil são pequenos roedores que habitam regiões desertas, principalmente na mongólia (por isso podem ser chamados de esquilo da mongólia), seu nome científico é Meriones Unguiculatus que significa "pequeno guerreiro com garras". Têm vários tipos de cores branco, preto, marrom etc. A cauda é coberta de pelo diferente dos ratos. Os gerbils selvagens vivem em grupos familiares em cerca de 20 individuos, e apenas o macho e a femea alfa cruzam regularmente. Com suas patas fortes patas dianteiras chutam a terra para cavar, e criam várias tuneis o que torna mais fácil a saida caso algum bicho invada sua toca. A maioria dos tuneis são construidos perto da vegetação porque as raizes podem servir de comida, eles são herbivoros mas de vez em quando eles incluem insetos na sua dieta. Por eles viverem no calor eles desenvolveram a capacidade de perda de agua, produzindo pouca urina e suor e embora suas orelhas pequenas eles tem uma excelente audição de sons de frequencia baixa. Eles se comunicam batendo os pézinhos no chão ritimadamente quando há perigo ou no contato sexual. Diferente dos outros roedores eles alteram seu horario de atividade.

"História"

      Apesar de serem roedores eles pertencem a uma familia diferente dos ratos, a Gerbillinae. Foram descobertos em 1811 e criados em cativeiro em 1930 quando C.Kazugo um zoologista japonês levou eles para a bacia de Amur na. Todos os gerbils de hoje em dia são decententes desses exemplares. Eles tem um exepcional faro porque em 1982 foram usados em aeroportos para detectar drogas em bagagens.

Parto Milla