Brincando de Genética!



A genética da coloração de gerbilos é algo complicado. A combinação de gens dominantes com recessivos é que vai determinar as cores e padrão da ninhada. Alguns caracteres são dominantes, como por exemplo olhos escuros, enquanto que os olhos vermelhos são recessivos. O gen que determina manchas brancas nas costas predomina sobre a característica sem mancha. E aí por diante. O cruzamento de animais aparentados leva ao que chamamos de cosangüinidade, aumentando a chance de aparecimento de determinados genes, que determinam às vezes uma característica problema ou simplesmente uma característica desejável, por exemplo a cor da pelagem. Se tem 2 irmãos com características desejáveis, você poderá cruza-los e seus descendentes por algumas gerações até que haja necessidade de "refrescar o sangue" com genes de outros animais de linhagem diferente. Normalmente não se recomenda cruzar irmãos, mas nos roedores você pode realizar alguns cruzamentos sem que necessáriamente haja problema 


"CASAL 1"

Fêmea: Yellow Fox - 
Gene: Aa CC ee GG pp

Macho: Gray Agouti Spooted
Gene: Aa CC EE gg Pp Sp+










A primeira coisa foi estudar bem sua genética, é bom saber em primeiro plano as cores de seus pais, antes de qualquer coisa, só assim ficaremos sabendo quais as variações de cores que poderá sair na ninhada.

Depois é verificar os Genes desse novo casal, pra você ter certeza se vale a pena juntá-los realmente.


O que os criadores buscam realmente são os animais de genética "  ee" e  " gg". 




    Eu procuro cores mais raras comoYellow fox, Red fox, Ivory, Polar fox, DEH... todos esses com genética ee.

Pra começar tenho que calcular o Gene do casal, que no caso é um Gray Agouti(Sp) X Yellow fox




                   Infelizmente, na maioria das vezes só saberemos a genética de um esquilo pelas cores de seus descendentes. Eu digo isso porque compramos gerbos, e não sabemos ao certo de sua genética, e nem as cores dos antepassados.  É pelas cores dos filhotes que descobriremos se os Gerbos tem os genes esperados.

             Por exemplo, quando eu montei esse casal, pensava que o Gray Agout Spooted era  AA CC EE gg PP Sp. Mais com as cores de seus filhotes, descobri que  os códigos genéticos  são totalmente diferentes do que imaginava.

        


Opções de gene:



Todos os filhotes deste casal terá uma genética de ótima qualidade, seus recessivos são de grande vália para a genetica, nos possibilitara grandes possibilidades de cores, vamos ver os genes dos filhotes abaixo:





.....................................................................................................................................................................



       No dia 30/01/2011, Bel e James, começaram o clico de Reprodução. Os dois cruzaram hoje pela tarde, e espero que daqui 28 dias nasçam seus primeiros filhotes saudáveis e lindos.....

Vamos esperar pra ver.......


Hoje dia 20/02/2011, notei uma barriguinha na Bel, confirmando a gravidez dela......







No dia 24/02/2011 nasceram 5 filhotes lindos....Cinco fêmeas de uma só vez.
Quatro desses filhotes tem olhos pretos e apenas um de olho vermelho..... a minha esperança que o macho seja Ee... pois se ele for Ee poderá vir as cores tão esperadas sem demora....



Rescem Nascidos










5 Dias







8 Dias
9dias


9 dias



9 dias

13 dias



Mais uma ninhada nasceu.... finalmente um macho, o macho quen eu tanto esperava. Um Topaz Patched, e duas femeas Agout Patched.

Agora sim abre um leque de propabilidades de cores nesse novo casal a ser formado. Agora é so esperar elesw crescerem para a formação dos casais.







Mais um novo membro na família, nascido no dia 15 de Dezembro aproximadamente, uma fêmea de pele clara mais com as extremeidades escuras nasceu na ninhada da Betty e do John, Um possível  CP POLAR FOX.
Vamos esperar mais alguns dias pra confirmarmos a cor dessa fofura ^^,









marciarcalves@hotmail.com