Canibalismo? Não..:














 Você pode se deparar com a mãe comendo alguns ou todos os 

filhotes. Isso mesmo, comendo! Mas pode ser normal, pois o filhote 

ou estava doente e não tinha chance de continuar a vida, ou já estava 

morto. Mas se a mãe continuar comendo os filhotes mesmo nas 

próximas ninhadas, evite o acasalamento com ela novamente.





CANIBALISMO OU SOBREVIVÊNCIA?!


              Este fato aconteceu em Leopoldina-MG junho 2011. Um criador de gerbil que começou sua criação em Abril de 2011.

             Contou-me detalhes sobre o canibalismo em sua criação.  Um fato curioso, mais real. Um hábito que acontece na minoria dos casos. Nos não sabemos ao certo porque esse jovem casal de esquilos resolveu comer algum de seus filhotes e deixou morrer o restante.

           Será inexperiência do casal?! Pelo fato de ser sua primeira cria! Será que sua ninhada já estava comprometida, com algum tipo de anomalia?! Pois sabemos que os gerbils sabem quando sua ninhada já esta com algum tipo de problema!


Bom, isso não tem como prever com certeza, pois os animais têm seus instintos selvagens mesmo vivendo em cativeiro.


Vamos ler o relato de nosso amigo criador.

            Hoje sexta feira dia 03/06/11, por volta de 10 horas da manhã minha única fêmea de gerbil, uma panda,  deu a luz a sua primeira ninhada de sete filhotes, cujo pai é um agouti.

           Percebi que no dia seguinte, no sábado dia 04/06/11, o casal só estava preocupado em acasalar, mas como era a primeira ninhada do casal não quis separá-los, e os dois não davam a mínima importância para os filhotes, os deixavam descobertos e espalhados por todo aquário, já que aqui são meses de frio. E também não os via alimentando os filhotes, isso tudo durante a manhã.


           Já no mesmo dia de tarde, o casal já parecia dar mais importância aos filhotes, mas não os carregavam nem nada, eu que os pegava com cuidado e com guardanapo e os punha onde o casal dormia, e os filhotes conseguiam às vezes dar umas mamadas na fêmea, em quanto ela dormia.


           Mas os dois sempre que acordavam não davam a mínima importância aos filhotes e sempre os pisoteavam. Pois bem, no domingo dia 05/06/11, pela manhã eu fui ver os filhotes e percebi que havia alguns papeis picados  em cima dos filhotes (agora eles já estavam cuidando mais), mas esses papeis estavam manchados de sangue. e comecei a procurar, e encontrei seis filhotes soterrados por serragem e papel picado pelos pais, e alguns encostados no vidro do aquário que estava frio, e o sétimo filhote achei apenas com a cabeça e os membros, mas com a barriga aberta e sem nenhum órgão dentro, e com a costelas a mostras, e procurei por todo aquário e não encontrei mais nenhum órgão, e foi isso que aconteceu com a primeira ninhada do casal.

          Detalhe: o casal permanece junto. Vamos ver o que vai dar na segunda ninhada.



O que você me aconselha agora? 

Resposta: Bom eu tentaria d novo, deixa a femea criar mais uma vez, só pra sabermos o q vai acontecer. Ela vem de uma linhagem q nunca teve esse problema. os pais dela e os avós sempre foram excelentes pais. Mesmo digo dos pais do macho.



Tirar o macho e deixar a fêmea criar sozinha e ver se ela cuida dos filhotes sozinha?
Resposta: Não, deixe o macho com a femea, ela ainda não tem expereiencia. Ela não vai dar conta de cudar dos filhotes, ainda mais q o inverno ta chegando, ela vai precisar do macho pra ajudar.



          O que você acha que eu devo fazer pra fêmea cuidar dos filhotes, já que li que fêmeas em suas primeiras ninhadas ou novas, não têm ainda o extinto materno podendo deixar os filhotes morrerem, mas o que explica o fato de terem devorado, um único filhote e mais nenhum?

Resposta: Bom, se ela tiver jeito pra maternidade, ela vai conseguir cuidar dos filhotes, só pq eles comeram os filhotes da primeira ninhada, não quer dizer q isso pode se repetir, o macho é mt importante na criação dos filhotes, não separe o macho até ter certeza q a femea vai dar conta dos filhotes sozinho. As vezes os pais comem os filhotes por motivos de seleção natural, só os mais fortes sobrevivem, só os filhotes q o casal tem certeza q vai continuar a espécie. Animais fracos ou doentes são eliminados pelos proprios pais. Mais tb pode ser falta de alguma vitamina no corpo, ou algum tipo de stress.



..................................................................................................
Fotos dos Filhotes

























Deixe seu comentario.... é de grande ajuda!

11 comentários:

  1. TaoPaula7/6/11 13:01

    Será que ele não tocou nos filhotes nessa brincadeira de ficar pegando-os com guardanapo? Será que o casal não era muito jovem? Já que era inexperiente na criação, os motivos podem ser vários.

    ResponderExcluir
  2. Bem... isso já foi relatado em site europeus... é simples... quando á falta de agua, a femea come um dos filhotes para tentar produzir leite e salvar os outros, dá para perceber nas fotos os outros filhotes estão desidratados, tava correta a femea, só num deu tempo de salvar os outros,
    Com certeza o bebedouro travou e a falta de agua provocou a morto dos bebes.
    Animal de cativeiro em reprodução necessitam de dobro de atenção, é necessário verificar a agua e em alguns casos colocar vitamina na mesma.
    Femea agiu correto, observe que ela comeu somente um, deveria estar já até morto, comeu a parte que tinha mais liguido no filhote.
    Femea pode continuar na reprodução desde que tenha agua em vitaminas corretas.

    O canibalismo é reportado quando a femea mata todos, aqui é claro que tentou salva-los.

    Crio gerbil á anos, e o acontecido esta conforme a natureza de preservação da femea.

    ResponderExcluir
  3. acho que nao foi por eu estar os pegando nao, pois eu lavava as maos e pegava nos pais antes, e depois com um guarda napo eu pegava os filhotes e os punha no ninho, e a mae dormia junto com o macho em um outro canto, em um canto longe dos filhotes, eu puz raçao de gato pra feema e vitamina na agua. omacho depois da morte dos filhotes xegou a falecer tambem, agora minha esperança é de que a femea esteje gravida dele. vamu ver o que vai dar nessa segunda ninhada.

    ResponderExcluir
  4. eyu antes d epegar os filhotes eu lavava as maos e esfregava no casal, e a femea nao dava atençao pros filhotes nao, ela so queria saber de fuzacar com o macho e dormir, ai eu consegui por os filhotes na femea enquanto ela dormia e alguns conseguiam mamar, mas vamu ver o que vai dar nessa segunda ninhada, será que antes dela criar eu posso juntar ela com um outro macho ou nao, ja que o macho que estava come ela faleceu poucos dias depois de morrer os filhotes, e eu puz raçao de gato e vitamina na agua deles, o macho ate bebeu um pouco de agua depois de estar bobado mas nao registiu e acabou morrendo, a feema pode criar sozinha ou depo a por junto com um outro macho?

    ResponderExcluir
  5. eu antes d epegar os filhotes eu lavava as maos e esfregava no casal, e a femea nao dava atençao pros filhotes nao, ela so queria saber de acasalar com o macho e dormir, ai eu consegui por os filhotes na femea enquanto ela dormia e alguns conseguiam mamar, mas vamu ver o que vai dar nessa segunda ninhada, será que antes dela criar eu posso juntar ela com um outro macho ou nao, ja que o macho que estava com ela faleceu dias depois, nao sei pq.

    ResponderExcluir
  6. Tive esse problema também. Agora falta uma semana pra segunda ninhada. Vamos ver o que acontece.

    ResponderExcluir
  7. pois é, a segunda ninhada dessa mesma femea nasce agora na primeira semana de julho, ela esta sozinha pois o macho morreualguns dias depois da morte dos filhotes, vamu ver se ela cuida dos filhos agora.

    ResponderExcluir
  8. Minha fêmea deu cria já deu três crias, a primeira ela não amemntou os filhotes, creio que por ter dois machos [quando comprei eles a moça na loja disse que eram 3 fêmeas -.-] , na segunda eu tirei os machos e por fim acabei ficando com uma fêmea que está com 3 meses hoje, e hoje ela esta com sua terceira ninhada de 23 dias, mas ontem coloquei o filhote da segunda ninhada com a mãe e os filhotes e ela acabou matando um [que era cego] machucou o outro e o terceiro [também cego] foi o único que não sofreu nada.... oque pode ter ocorrido? E oq faço com o filhote que ela tirou a pele do pescoço [deixando na carne]?

    ResponderExcluir
  9. galera como faço pra cuidar de um..peguei um filhote na rua ... posso dar leite ou pedyalite ? como faço ra da comida ? ele come em quanto qnt tempo ?

    ResponderExcluir
  10. os filhotes da minha esquila chegaram gomo poso fazer para a femea se separar dos filhotes um pouco ou é normal?

    ResponderExcluir
  11. meu esquilo morreu e deixou 5 filhotes e como a mãe deles morreu eu poso dar leite em pó

    ResponderExcluir

Adoro comentários!♥