Os esquilos da Mongólia são animais resistentes, mais precisam de cuidados para uma vida longa e saudável.

      Aqui vc vai entender melhor algumas doenças e ajudar a prevenir algumas delas, lembrando sempre que, se seu amiguinho apresentar alguns desses sintoams leve-o ao veterinario, um profissinal é indeispensável.



  • Problemas respiratórios - Entre os problemas que podem afetá-los, os mais comuns são os problemas respiratórios, que afetam principalmente filhotes jovens e gerbils mais velhos. As doenças respiratórias são geralmente causadas por forrações inadequadas de pinho ou cedro, por forração molhada (pela garrafinha de água virada, por exemplo) ou por falta de limpesa e troca da forraçao. Para prevenir doenças respiratórias, mantenha seus gerbils com a forração recomendada(de preferencia areia para gatos) e certifique-se sempre que a garrafinha de água não está vazando. Algumas vezes, mesmo com esses cuidados, os gerbils mais velhos podem ficar doentes.
          O tratamento, tanto para gerbils mais velhos, como para gerbils jovens, deve ser feito com medicação específica, receitada pelo veterinário, pode ser aplicada tambem  antibiótico tópico (como Neosporin) no nariz. Outros remedios receitrados poderao s ser diluído na garrafinha de água ou, em casos de filhotes muito jovens, administrado com um conta-gotas (apenas pequenas quantidades por vez, para que o filhote não engasgue). Em geral, os sinais de infecção respiratória são pelagem arrepiada, respiração barulhenta, com som semelhante a estalidos e sensação de frio.

  • Convulsões ou desmaios
    Sintomas:
    Os episódios geralmente duram de poucos segundos a alguns minutos. Apreensões podem variar em intensidade e duração, mas podem ser agrupados em dois tipos:

    Tipo 1: Leve

    • O gerbo mantém-se baixo junto ao chão, as orelhas para trás ou com contracções.
    • Se pegar nele, o gerbo vai coxear.
    Tipo 2: grave

    • convulsões violentas
    • raramente têm mais de 30 segundos de duração
    • tipicamente seguido por um longo período de um comportamento do tipo 1.

    Causas:

    Alguns roedores são mais propensos a crises convulsivas, possivelmente devido a uma predisposição genética. As crises em si são provocadas pelo stress, devido ao manuseio, novos ambientes, etc
    Grupos em risco:

    As apreensões são comuns em gerbos mais jovens. Gerbos com olhos vermelhos tendem a ter episódios mais curtos e menos graves.
    Tratamento:

    A maioria das apreensões são inofensivas, e gerbo recupera rapidamente. Basta voltar a colocar o gerbo na sua casa, e colocar o tanque numa área tranquila e escura, com alterações mínimas.Raramente serão suficientemente graves para causar danos graves. Se o gerbil tiver um ataque do tipo 1 por um período excessivo de tempo, movimentos do tipo 2 continuarem por mais de um minuto, ou houver crises epilépticas repetidas, sem um período de recuperação entre os episódios, provavelmente existe uma causa subjacente, como um tumor cerebral. Há pouco que possa fazer além de manter o gerbo num ambiente de baixa tensão, tanto quanto possível.
            Os ataques geralmente tornam-se menos frequentes com a idade do gerbil. É incomum que os gerbos adultos desenvolvam a tendência se eles não tiverem tido crises quando jovem.Não reproduza gerbos predispostos a convulsões. A tendência para as crises pode ser transmitida aos descendentes, se isso é devido à genética ou a factores ambientais ainda não se sabe.
  • Acidente Vascular cerebral (AVCs):
    Sintomas:
    Um AVC é caracterizado por fraqueza ou paralisia, geralmente num lado do corpo mais do que o outro.
    Causas:

    Um AVC é o que acontece quando o tecido cerebral morre. Há duas principais causas de acidente vascular cerebral:
    -Num AVC hemorrágico, o tecido cerebral morre por excesso de sangramento no cérebro, devido a trauma ou a um vaso sanguíneo estourar.
    -Num AVC isquémico, o tecido do cérebro morre porque ele foi privado de oxigênio. Geralmente isso acontece porque um coágulo de sangue ou colesterol está a bloquear uma artéria, impedindo que o sangue rico em oxigênio flua para o cérebro.
    Grupos em risco:

    AVCs são mais comuns em gerbilos velhos, mas os jovens com outros problemas de saúde também podem tê-los.
    Tratamento:

    Mantenha o gerbil o mais quente e confortável possível. Alimente-o com seringa (papa para bebés constuma ser muito apreciado por eles, ou alimento para gatos filhotes) até que tenha recuperado o suficiente para se alimentar sozinho.
    Em alguns casos, o gerbil pode passar por uma série de AVCs repetidos e, finalmente, morrer. Em outros, pode fazer uma recuperação completa.
  • Dores de ouvido e cabeça inclinada:Colestetoma Aural
    Sintomas:

    O gerbil mantém a cabeça num ângulo anormal, e pode ter falta de equilíbrio.
    Causas:

    O colesteatoma é um cisto auditivo no ouvido médio, mais comum em roedores idosos. Pobre função do tubo auditivo, decorrente de alergias ou infecções respiratórias, podem causar estes cistos. O crescimento do cisto pode prejudicar o tímpano e os ossos do ouvido médio e, muitas vezes causar infecções secundárias crónicas.
    Grupos em risco:

    Cholesteatomata é mais comum em roedores idosos.
    Tratamento:

    Uma infecção crónica secundária pode ser tratada com uma injecção anti-inflamatória do veterinário, seguido por um tratamento de antibióticos. Muitas vezes, uma inclinação da cabeça reduzida permanecerá após o tratamento, mas o gerbo adaptar-se-á rapidamente a isto.
    Infelizmente, o cisto não é tratável, por isso a fase crónica pode ocorrer novamente.
  • Dermatite Nasal
    Sintomas:

    O nariz do gerbil fica vermelho e irritado, e geralmente há perda de pêlo na área irritada. O nariz pode parecer sangrento devido ao muco avermelhado do gerbilo.
    Causas:

    A dermatite nasal é bastante comum, e na maioria das vezes é causada por uma reacção alérgica ao substrato que tem no aquário. Gerbos são altamente alérgicos aos óleos aromáticos em aparas de cedro e algumas aparas de pinho.
    Gerbilos mantidos em gaiolas têm frequentemente este problema por roerem constantemente as grades. A acção repetitiva de esfregar o nariz nas grades causa a perda de pêlo e irrita a pele por baixo.
    Também pode ser causada por estafilococos bacilos, uma bactéria que provoca dor de garganta em hospedeiros humanos.
    Grupos em risco:

    Gerbos que são mantidos em gaiolas ou com substrato de cedro ou pinho são mais propensos a desenvolver dermatite nasal.
    Tratamento:

    Se o gerbil afectado viver numa gaiola, mude para um aquário. Se usar aparas de madeira, mude para um sabugo de milho, aparas de cânhamo, ou tiras de papel.
    Se a irritação persistir ou aparecer uma infecção secundária, vá ao veterinário. Este provavelmente irá prescrever um antibiótico para aplicar na área afectada. 
  • Dentes muito compridos:
  •  
    Sintomas:

    A rápida perda de peso é geralmente o primeiro sinal de dentes demasiado grandes, como o gerbil não consegue comer correctamente. Convém verificar frequentemente o tamanho dos dentes e das unhas deles.
    Causas:

    • Se o gerbil não for dado material para roer (caixas de papelão, caixas de ovos, rolos de papel higiénico ou de cozinha, etc) os dentes não serão desgastados e ficarão demasiado compridos.
    • Se um dos dentes da frente está quebrado, o dente oposto pode crescer muito porque não tem o outro dente para ranger contra ele.
    • Gerbos idosos não roem tanto, fazendo com que os seus dentes cresçam demais.
    Grupos em risco:

    Gerbilos mais velhos, que já não roem com tanta frequência.
    Tratamento:

    Como em todos os roedores, os dentes deles crescem continuamente, ao longo de toda a vida, por isso é importante fornecer sempre material para roerem, para manterem os dentes com um tamanho rasoável.
    Verifique os dentes de todos os seus gerbilos regularmente, para detectar quaisquer problemas antes que eles afectem a capacidade do gerbil para comer.
    Se os seus dentes ficarem muito compridos, o seu veterinário será capaz de redimensioná-las. Gerbils com dentes desalinhados ou falta de um dente pode precisar de ter os dentes aparados regularmente.
  • Doenças que Causam Diarréia:
    A diarréia é um sintoma, não uma doença!

    Sintomas:

    A diarréia é caracterizada por escremento solto, viscoso e/ou descolorado.
    Outros sintomas como letargia, pêlo insalubre, perda de peso, e se recusar a comer ou beber são, provavelmente, os sinais de uma infecção bacteriana ou viral. Gerbilos com estes sintomas devem ser levados imediatamente a um veterinário para diagnóstico.
    Causas:

    A diarréia pode ser causada por demasiado alimento húmido na dieta do gerbilo. Esse problema é facilmente resolvido, dando-lhe menos frutas e legumes.
    No entanto, a diarréia também é um sintoma comum de infecções virais e bacterianas mais graves, sendo as mais comuns:
    - Doença de Tyzzer (ver abaixo)
    - Salmonelose
    - A infecção por E. coli
    - A infecção por Listeria

    A doença de Tyzzer não afecta os seres humanos, mas Salmonella, E. coli e Listeria são perigosas para os seres humanos e podem ser fatais para os jovens, os idosos ou aqueles com sistemas imunológicos afectados.

    Grupos em risco:

    A diarréia geralmente é vista nos filhotes que acabaram de ser desmamados. Eles já não recebem os anticorpos do leite da mãe, pelo que os seus sistemas imunológicos são mais vulneráveis ao ataque de diarréia causadas por doenças como a E. coli.
    Tratamento:

    Se a diarréia for o único sintoma, parar de lhe dar alimentos húmidos é o soficiente.
    Se a diarréia não parar, ou piorar, ou aparecerem outros sintomas, leve o gerbil afectado a um veterinário. Este provavelmente irá prescrever antibióticos orais. Como sempre, siga as instruções do veterinário com cuidado, e conclua o tratamento completo de antibióticos.
    Isole o doente dos saudáveis num aquário separado. Desinfecte tudo o que entrou em contacto com o gerbo doente, incluindo as suas mãos. As infecções que causam diarréia grave são fáceis de espalhar, por isso a higiene é fundamental. Alguns, como a E. coli, Salmonella, Listeria e outras infecções podem ser transmitidas aos seres humanos também.
  • Doença de Tyzzer
    Sintomas:

    Os sintomas incluem recusa de se alimentar, letargia, pelagem áspera, fraqueza e diarréia. Os animais afectados nem sempre desenvolvem diarreia.
    O agente causador da doença produz uma toxina que pode causar falência de órgãos generalizada. Danos ao coração e aos nervos provocam paralisia e perda de coordenação.
    Em gerbos, até 85% dos animais afectados mostram um rápido pioramento e morte, normalmente dentro de 48 horas dos primeiros sintomas.
    Causas:

    Tyzzer é causada por uma bactéria chamada Clostridium piliforme. As várias cepas são normalmente específicas da espécie(ou seja, há uma linhagem do rato, uma linhagem da ratazana, etc), mas gerbos são vulneráveis a vários tipos diferentes.
    Espalha-se através de esporos nas fezes dos animais infectados. Gerbilos ingerem os esporos quando se lavam depois de entrar em contacto com o substrato infectado. Os indivíduos que sobrevivem à infecção inicial podem continuar a produzir esporos por até duas semanas, e os esporos podem sobreviver no substrato infectado por até dois anos.
    As pessoas podem transmitir a doença sem sintomas aparentes, mas desenvolvem uma infecção aguda, quando sob tensão (devido à mudança, a superlotação no meio ambiente, ou doença adicional).
    Grupos em risco:

    É mais comum em filhotes jovens, mas gerbos de qualquer idade podem ser contaminados.
    Tyzzer afecta ratazanas, ratos, hamsters e porquinhos da índia, assim como os gerbos. Ratos e ratazanas podem ter a doença sem sintomas, por isso uma colônia de gerbos pode apanhar Tyzzer de roedores selvagens se entrarem em contacto com eles.
    Tratamento:

    Se suspeitar da Tyzzer, leve o seu gerbil a um veterinário imediatamente para o diagnóstico. O veterinário irá prescrever antibióticos. Mesmo com o tratamento, a morte é comum, mas fluidos subcutâneos e uma fonte de calor podem dar tempo para os antibióticos começarem a trabalhar. Tratamento de indivíduos expostos à doença antes que desenvolvam sintomas pode ajudar a prevenir a infecção antes de se tornar fatal.
    Antibióticos tratam os sintomas visíveis de Tyzzer, mas não eliminam a contaminação presente na colónia. Todos os roedores expostos precisam de ser mantidos isolados de animais de fora, de forma permanente. Não introduza nenhum gerbo novo na colónia, nem permita a qualquer gerbo da colónia infectada a sair.
    Após o surto inicial, qualquer coisa que possa ter entrado em contacto com os esporos deve ser esterilizada se possível, e ser destruída se for necessário. Para matar os esporos, eles precisam ser mantidos a 80ºC durante 30 minutos. As superfícies podem ser desinfectados com lixívia durante 5 minutos. 
  • Hipertermia
    Sintomas:

    Quando os gerbos têm muito calor, eles deitam-se esticados para permitir que o calor do corpo escape mais fácilmente, muitas vezes empurram substrato para fora do caminho para descansarem directamente contra o fundo mais frio do aquário. Eles também podem começar a arfar.
    Em casos graves, o gerbo estará molhado ao redor da boca, e pode perder a consciência. Se a temperatura dele não for reduzida rapidamente, ele pode morrer.
    Causas:

    Mesmo sendo de um sítio com clima extremo, eles evitam as piores temperaturas dentro dos seus túneis debaixo da terra. A temperatura nos túneis varia muito menos do que a temperatura da superfície. Assim, apesar de estarem adaptados a temperaturas extremas, gerbos podem sofrer de insolação, principalmente se forem deixados à luz solar directa e áreas com pouca ventilação.
    Acima de 25 ˚C (77 ˚ F), os gerbos vão tornar-se menos activos e deitar-se todos esticados quando em repouso. Mesmo se a temperatura na maioria da sua casa estiver a um nível seguro, sol forte pode fazer um quarto muito mais quente que a temperatura exterior, e com pouca ventilação, pode desenvolver bolsas de temperatura mais elevada no ar parado.
    Grupos em risco:

    Gerbos cujos aquários estão em luz solar directa, numa casa sem ventilação, ou numa sala com muito pouca circulação de ar pode estar em risco de sobreaquecimento.
    Prevenção:

    Certifique-se de manter os aquários fora da luz solar directa. Uma ventoinha pode ajudar a evitar bolsas de ar quente que se desenvolvem nas regiões mais quentes do quarto. Como o ar quente sobe, mesmo mudar os aquários para uma prateleira mais baixa ou no chão pode fazer a diferença. Quando sabe que vai ficar calor, pode manter grandes pedras, azulejos ou peças de cerâmica no congelador e em seguida colocá-los nos aquários dos gerbos para se deitarem sobre eles, para se refrescarem.
    Tratamento:

    Nos casos leves, mudar o aquário para uma zona mais fresca e proporcionar uma superfície fria para se deitarem emcima deve chegar.
    Nos casos mais graves, a coisa mais importante a fazer é diminuir a temperatura corporal do gerbil o mais rapidamente possível, ou ele vai morrer. Para fazer isso, pode banhar o gerbil em água fresca, mas não demasiado. Você também precisar de obrigar o gerbil a beber líquidos. Novamente, não muito frios, se o banho ou os líquidos forem muito frios, o choque da diferença de temperatura pode matar o gerbil. Você precisa levar o gerbil a um veterinário o mais rapidamente possível, se o gerbil não for forte o suficiente para beber, ele pode precisar de fluido injectado por via subcutânea. 
  • Hipotermia
    Sintomas:

    Os gerbos serão frios ao toque e, geralmente amontoam-se uns emcima do outros para se aquecerem. Um gerbil torpido não responde ao toque.
    Causas:

    Um gerbil pode desenvolver hipotermia quando é exposto a temperaturas muito baixas por muito tempo. A temperatura mínima segura é de 10 ° C (50 ° F). Tenha em mente, porém, que um gerbil molhado perderá rapidamente o calor, independentemente do clima.
    Grupos de risco:

    Qualquer gerbil deixado num local exposto a baixas temperaturas pode desenvolver hipotermia. Lembre-se que o ar quente sobe, portanto, um porão ou adega será mais frio que o piso superior de uma casa.
    Prevenção:

    Manter as temperaturas na área dos gerbos bem acima de zero e, idealmente, acima de 10 ° C (50 ° F). Quando está frio lá fora, dar-lhes bastante material quentinho para fazerem ninhos e se aquecerem e, claro, convém eles terem sempre substrato fundo o soficiente para poderem fazer bons túneis e tocas.
    Tratamento:

    Um gerbil com hipotermia precisa de ser aquecido gradualmente. Pode usar uma manta de aquecimento, uma garrafa de água quente, ou até mesmo o seu próprio calor corporal para reavivar um gerbil apático. Não desista se parecer que não está a acontecer nada, ele pode demorar uma hora ou mais a começar a se mexer-se.
    Uma vez que o gerbil se está a mexer bem, ofereça-lhe líquidos, e certifique-se que está confortável. Também é uma boa idéia tirar o gerbil afectado a um veterinário, para se certificar de que está bem.

92 comentários:

  1. Perdi um dos meus Esquilos da Mongólia hoje e o outro está muito mal, acredito que é por Hipertermia. Aqui está muito quente! Espero não perder o outro.

    ResponderExcluir
  2. é mt critico o calor, é bom colocar areia de gato pra refresca a gaiola, e sempre colocar um banho pra eles, agora se o calor estiver intenso, um ventilador é sempre bem vindo. kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Banho pode ser com agua, ou banho seco Marcita?

      Excluir
  3. Anônimo7/2/12 11:55

    Coloquei a gaiola do meu hamster na mesinha e fui durmir, quando acordei, vi a cauda do hamster faltando pêlos e e estava sangrando, o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  4. olá ,
    Vc tem outro animal de estimação ai?
    Pode ser q ele se machucou de alguma forma na gaiola, mais não se preocupe, vai sarar, compre agua oxigenada, dakelas de fazer curativos, e passe com algodão limpo, logo logo sicatrisa e crescerá novamente os pêlos. Eu não gosto mt de gaiolas, gaiolas costumam machucar os bichos, prefiro akeles potes de plasticos, mt mais facil de limpar e mt mais confortavel para o animal...
    abç
    Marcita

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu gerbil está com o nariz e os dois olhos sangrando. O que será que é?
    estou esperando respostas; bjs

    ResponderExcluir
  6. oi!! pode ser alergia da serragem. Faz um teste, tira a serragem e coloca areia de gato. use a areia até acabar o pacote.... se não melhorar leve no veterinario

    ResponderExcluir
  7. meu gerbil morreu magro, mas seus dentes ñ estavam grandes,ele estava gelado, o q pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/9/12 15:01

    Oii , meu gerbil roeu bastante rolo de papel higienico, mas mesmo assim os seus dentes cresceram, pode machucar ele ? o que eu posso fazer ?

    ResponderExcluir
  9. oie! pode dar de tudo pra roer, canudo de papelão, papelão, madeiras, os dentes crescem sempre e pode machucar, se o dente estiver mt grande leve em um veterinário pra cortar..... abraço

    ResponderExcluir
  10. nunca sabemos as causas certas da morte de um gerbo, pode ser por velhice, ou alguma doença q nao percebemos. sinto mt sua perda.

    ResponderExcluir
  11. Oi ! O nariz do meu gerbil sangra as vezes, vou trocar a serragem por areia de gato para ver se melhora, mais minha duvida é; mantenho sempre a areia de gato? Grata cinthia

    ResponderExcluir
  12. ola Cinthia,Ele tem dermatite, isso podew ser por alergia ao pó q tem na serragem, mts vezes resolve so de separar a serragem do pó, mais vc pode trocar pela areia de gato. Tem uma pomada chamada trok ela é de uso pediatrico. ela serve pra curar aquelas brotoejas q dá em bebês humanos. se vc quiser comprar use um pouquinho só no nariz.agora se vc nao quiser, depois q trocar a serragem o gerbo sara sozinho depois de um tempo. bjs

    ResponderExcluir
  13. Boa Tarde.
    Tenho um esquilo da Mongólia, que já esta com 2 anos. ele vive em gaiola e sozinho, faz 1 ano q o companheiro morreu.
    O olho dele anda sangrando muito e não sei o motivo, e muitas vezes ele nem consegue abrir os olhos. achei que poderia ser estresse, mas solto ele todos os dias para passear e deixo sempre um rolo de papel higiênico para ele roer. Hoje vi que o rolo está com sangue, provavelmente machucou a boca também.
    Estou assustada. tirei ele da gaiola e coloquei em um aquario. mas não sei o que devo fazer. Estou limpando o olho dele, passo algodão com água, bem de leve, pra tirar o sangue sem machucá-lo. Pode me ajudar ????

    ResponderExcluir
  14. Olá!! minha gerbil, ficou com a patinha presa na rodinha e agora esta mancando, parece que não quebrou, devo levar ao veterinário? ouvi dizer que eles tem recuperação rápida, quando não se trata de fratura exposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela esta boa já, graças a Deus, só esta estressada porque tirei a rodinha, adorava correr, vou fechar a rodinha com tela para que ela possa continuar a utitizar. grata pela atenção

      Excluir
  15. olá, nao se preocupe, ela vai se recuperar rapido, o perigo é com o rabo. em 1 mes no max. ela estará bem.

    ResponderExcluir
  16. Olá Caroline Almeida, bom eu nunca gostei mt de gaiolas, pois eles ficam mordendo as grades, e isso pode causar algumas lesões no fucinho. pode talves ser a causa das feridas dele. o bom é caixa de plastico, é o melhor, sempre criei meus gerbos nelas, e nunca tive problemas com machucados, tente trocar a moradia dele, pra ver se ele melhora, se em 1 mes nao melhorar pode ser alergia á serragem. Limpe o olho dele com soro fisiológico. bjs, mande noticias pra podermos acompanhar a melhora de seu amiguinho. ^^,

    ResponderExcluir
  17. o tirei da gaiola e agora sim, ele esta bem melhor.
    Mas ele só fica com o olho fechado. Eu acho que é porque esta cicatrizando, e provavelmente ainda deve esta ardendo.

    Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  18. ^^, ele vai ficar bem logo! bjs

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma minhada na minha casa com 6 filhotes, eu derrubei uma das filhotas no chão e ela esta bem menor, mais magra e mais fraca, mas vi que cresceu dentinho como os outros, será que ela vai sobreviver? Pode ter perdido peso porque no dia que eu derrubei, ela não mamou só dormiu o dia e a noite toda.

    ResponderExcluir
  20. olá andressa - Bom , ja aconteeu comigo aki, e acabei perdendo o filhote, mas pode ser q a sua sobreviva, ela esta mamando? com qts dias ela está? a minha caiu de cabeça no chão. sniff.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, ela faleceu ontem, mas por fome, peguei ela um dia antes, ela procurava mamá em mim, ela não tinha força para disputar o mamá com os outros e acabava ficando em baixo da mãe só dormindo, eu achava que estava mamando. De qualquer forma obrigada pela atenção. Eu de tanta preocupação com ela nem tinha visto que os outros já havim aberto os olhinhos, estão gordinhos, coisa mais linda.

      Excluir
  21. Andressa, fica triste nao, acontece, é a natureza. A gente ganha experiencia com td isso. grande beijo fica com Deus, e bola pra frente, vc tem mts peludinhos pra se alegrar ai. ^^.

    ResponderExcluir
  22. Oi, meu gerbil anda muito estressado e esta mordendo todo mundo a mordida dele faz até sangrar, queria saber o que posso fazer pra tirar esse estresse e raiva dele, não sei se é porque ele nunca cruzou, se ele anda passando muito calor, mas agora segui sua dica de colocar o azulejo na gaiola dele, e passar um pano úmido nos pêlos. Só queria saber como tirar o estresse mesmo... O que posso fazer? Quanto ao banho, nunca dei banho nele, porque fiquei em dúvida se é pra dar banho nele com pó de marmore... tem outro jeito de dar banho nele? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  23. Olá!! meus esquilinhos estão perdendo pelo do rabo, na parte de cima somente, o que poderá ser isso?

    ResponderExcluir
  24. Olá andressa! Exite um remédio q eu uso em meus esquilos, porquinhos e caes, chamado "vermectina 1" é um remédio q serve para curar sarna, mas eu uso nos meus animais para renovar os pêlos,

    Para CADA gerbil coloque na boca dele 1 gotinha desse remédio, esse remédio tem q ser administrado a cada 3 meses.

    ResponderExcluir
  25. Obrigada vou comprar!! O Alvinho, já renovou o pelo, mas a Monique esta coisa mais feia tadinha.

    ResponderExcluir
  26. Sem querer quebrei a patinha de umas das minha fêmeas, oque eu faço? Ç^Ç
    Ela anda mancando, estou preocupada, mas não inchou e nem é fratura exposta... ela só esta mancando mesmo Ç^Ç

    ResponderExcluir
  27. Na verdade estava reparando ela arrasta a patinha quebrada Ç^Ç
    Isso é um PÉSSIMO sinal né? Ç^Ç

    ResponderExcluir
  28. Marcita,mnha gerbil cai na privada,e ela esta amamentando,eu sequei com secador ela não em uma temperatura alta nem baixa e deixei ela embrulhada no pano depois devolvi ela pros filhotes e pro macho,oq vc acha que pode acontecer?tem riscos de morte?
    ela ainda ficou se secando.

    ResponderExcluir
  29. Gabriel Martins, sem perigo, sua gerbil so levou um pequeno susto, e como vc secou ela bem sequinha, ela ficara otima.

    ResponderExcluir
  30. Creepy Doll - Leve sua gerbil no veterinario. so ele pode dizer o q fazer. talves vai ter q colocar uma tala. abç

    ResponderExcluir
  31. Olá, me ajude por favor ): Tenhos dois lindos esquilos da mongólia, dois machos, ontem resolvi dar banho seco neles. Ok, eles se limparam no pó e eu tirei da gaiola, eles estavam bem, mas hoje um dos meus esquilos está quieto demais, e não come muito bem, mas está tomando água normalmente, eles me deixam pegá-los, mas geralmente tentam fugir um pouco(normal) mas o que está quieto, fecha os olhos na minha mão e fica quieto, geralmente ele não é assim. Será que pode ter sido o pó do banho seco que o deixou mal? Limpei toda a gaiola de novo, esfreguei e sequei, troquei o granulado, e a água, lavei todos os recipientes, o que será que pode ser? ): Grata desde já. Manuela

    ResponderExcluir
  32. olá, é a primeira vez q dá banho de pó? se ja deu eles ja tiveram alguma reação? eu acho ser dificil ser o pó do banho, so se for pó de marmore q é alergico para gerbos, nao aconselho.

    Se for alergia vai passar logo. nao dê banho por 1 semana no minimo pra ver se vai melhorar. se ele esta bebendo agua ele se recupera rápido. vamos esperar pra ver.... bjs

    ResponderExcluir
  33. olá. tenho um casal de esquilos da mongólia. Ontem quando fui colocar a comida deles percebi que a femea estava mancando, com uma das patinhas traseiras arrastando. ela ainda consegue mexer essa pata, mas está andando sem apoiá-la no chão, apenas arrasta. o que eu devo fazer? estou passando pomada para hematomas na parte interna, pois está um pouco roxa, porém não sei se foi isso que a fez mancar realmente. no momento não tenho como levá-la ao veterinário. o que eu devo fazer? me ajudem!!!

    ResponderExcluir
  34. Olá, tenho quatro esquilos da mongólia. Uma delas desde hoje cedo está estranha.Está parada, embaixo do depósito de comida, esticada. Não há vi comer, nem beber água. Minha sobrinha jogou casca de nozes na gaiola delas, tem algum problema? As outras estão normais, ativas. A respiração tá curta, as vezes dá a impressão que ela para de respirar por alguns milésimos de segundos e volta a respirar. Estou preocupada. O que será?
    Obrigada,

    Adriana

    ResponderExcluir
  35. Oi! Eu tenho uma esquila, já há dois anos. Ela está apresentando sangue nos olhos, nariz e ouvidos. E notei que no ouvido dela está crescendo um tipo de massa, bem dura. O que eu faço p/ ela não sangrar mais? E o que é essa coisa nos dois ouvidos dela?
    Obrigada, Victória.

    ResponderExcluir
  36. Meu gerbil esta com a pata de trás quebrada, levei ele no veterinário mas ainda estou inseguro de ele não recuperar todos os movimentos. É possível um gerbil ficar com algum tipo de trauma por fratura?

    ResponderExcluir
  37. Oi pessoal, alguem sabe informar quanto tempo pode viver um Gerbo bem cuidado e saudavel? Qual idade ele pode chegar? Obrigada. Rosana

    ResponderExcluir
  38. Ola, tenho uma ninhada de 6 gerbils, e 2 estao mais fraquinho, nao estao conseguindo mamar, devido que os outros estao mais fortes e nao deixam eles chegar no peito, eles tentam mais acredito que cansam e desistem,o meu veterinario indicou um leite substituto, sera q posso confiar? nao quero que eles morram de fome.obrigada

    ResponderExcluir
  39. Olá, tinha um casal de gerbil, mas a fêmea veio a falecer há algumas semanas. Eles eram muito apegados e nunca chegaram a ter filhotes. Hoje o macho começou a ficar esquisito,, sem equilíbrio, caindo pros lados e parece respirar com dificuldade. Pode ter sido um AVC? Se foi, será que ainda tem tempo de salvar? O veterinário só atende a noite e ele esta gelado.. Tenta se mover, mas fica só se chacoalhando sem conseguir sair do lugar.. Estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
  40. o meu gerbil tá magro e com os olhos meio puxados ele está muito triste antes ele era alegre e gordinho ele tem um irmão que está muito saudável séle que está assim quandoa gente pega nele a gente sente as costelas, coitadinho ele era muito ativo sempre que a gente ia pegar ele corria e hoje eu nem preciso me esforçar para pegá-lo está muito trisitinhoo estou com muita pena dele eles vivem num aquario com areia fininha sempre limpa bebedoruro e ração das melhores tudo de bom e do melhor estou chorando estou até orando por ele meu Deus ele era muito saudavel antes, o irmãosinho dele parece até que o entende ele vai o consolar o abraça e o penteia com tanto carinho por favor me ajudem!

    ResponderExcluir
  41. Oi, minha esquilinha começou com um tipo de machucadinho debaixo do bracinho.. aumentou um pouco e ela não se machucou.. ela vive com outra esquilinha, mas elas se dão bem... Parece um tipo de alergia. Usei foldan por uma semana e não melhorou. Agora comecei usar outra pomada cicatrizante, boa para ferimentos e queimaduras, mas não adiantou também. Ela não deixa eu pegar ela, então fica mais difícil para tratar... Estou preocupada, porque está muito feio, parece que está em carne viva. Morro de pena. O que devo usar?

    ResponderExcluir
  42. Estou muito preocupada,pois o meu Esquilo da Mongólia está com um caroço grande na barriga e eu não sei o que é.Ele está se alimentando normalmente,brincando,roendo,não está preguiçoso,etc.Li o texto todo e não o identifiquei em nenhuma dessas doenças.De vez em quando ele mexe lá e sangra.O que é e como tratar?Por favor me ajude...Obrigada.

    ResponderExcluir
  43. olá,
    Eu tenho um gerbil macho... quase todo dia ele fica com um olhinho fechado meio grudado. Eu pensei em passar um antibiótico, mas to com medo que seja muito forte pra ele... pode ser alergia?? é sempre o mesmo olho.

    ResponderExcluir
  44. oi,minha esquila n esta respondendo, esta com um leve sangramento na boca, n abre os olhos e as vezes começa a andar se rastejando em sem equilibro.. ela faz isso sem abrir os olhos, n come.. alguem tem alguma ideia do ue seja? estou opreoculpado.

    ResponderExcluir
  45. ola,meu gerbil tem dois anos e derepente a dosi dias parou de roer , nao parece ser dentes grandes, so que nao consegue roer nada apeasr de tentar e nem comer temos dado girassol e amendoim que é so oque ela consegue e mesmo assim o girassol so se abrirmos para ela, tem alguma ideia doque pode ser????estamos preocupados,
    obrigado

    ResponderExcluir
  46. rosangela29/5/13 12:03

    OI, POR FAVOR ME AJUDE, MEU ESQUILINHO ESTA UNS DIAS QUIETINHO NÃO ABRE OS OLHOS, NÃO COME DIREITO, ANDA COM OS OLHINHOS FECHADOS, O PELO NÃO ESTA TAO MACIO, QUASE NÃO LEVANTA A CABEÇA,E QUANDO EU O PEGO E COLOCO NO CHÃO ELE FICA RODOPIANDO PARA O LADO DIREITO, ESSES DIAS COMEÇOU A COMER UM POUCO MAIS,NOS SEUS OLHINHOS APARECE UMA REMELINHA ROSEADA TODAS AS VEZES ABRO SEUS OLHINHOS PARA LIMPAR,E ESTA TENDO UMA MELHORA. NESSA SITUAÇÃO O QUE FAZER? O QUE DAR PARA MELHORAR? O PORQUE ELE FICA RODOPIANDO PARA O LADO DIREITO

    ResponderExcluir
  47. Andressa, minha esquilinha Beyoncé anda muito zonza, ela foi subir na plataforminha que tem uma escada e caiu pra tras, duas vezes, tava com uma ramela mt grande no olho e parece que a respiraçao esta ofegante tipo como se estivesse cansada ( ela tem 2 aninhos e pouco) fica com a cabeça pra baixo e nao abre os olhos ela se guia pelo nariz, tenho medo que ela morra, e o pelo esta um pouco arrepiado ( me responda o mais rapido possivel , achuq dessa vez eu vou perde-la quero pelo menos tentar ajudar :(

    ResponderExcluir
  48. banho só com o pó para chinchila ou aquele talco de neném, água pode causar pneumonia em seu gerbil... não é aconselhável.

    ResponderExcluir
  49. Anônimo4/7/13 21:27

    Porque sera que meu esquilo é agrecivo me morde 2 vezes, ela tem so uns 3 meses?

    ResponderExcluir
  50. Anônimo5/7/13 16:18

    fui pegar meu gerbil pela cauda e saiu a ponta da msm...oq eu faço??
    por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  51. agora é esperar cicatrizar, nunca pegue um gerbil pelo rabo! kkk

    ResponderExcluir
  52. tem gerbil que são mais agressivos, com o tempo eles vão acalmando!

    ResponderExcluir
  53. Olá , em minha cidade esta fazendo muito frio , até nevou por alguns minutos , e meus gerbos ficam tremendo de frio na casinha mesmo com muito papel toalha que eles colocaram lá , o que posso fazer ?

    ResponderExcluir
  54. Oi,meu gerbil tem aproximadamente dois anos,hoje de manhã ele estava estranho,muito quieto e a noite estava inchado e com a respiração ofegante,eu não sei o que ele tem e estou preocupada.POR FAVOR ME AJUDE.

    ResponderExcluir
  55. Pode ser o frio, tente deixar se gerbil o mais aquecido possivel, se ele nao melhorar leve ao veterinario

    ResponderExcluir
  56. Anônimo2/8/13 12:26

    Boa tarde,

    Marcita sou a Rose quero comprar um Esquilo da Mongólia amanhã. Preciso de umas dicas para cuidar dele, rs. Pois vai ser o meu primeiro esquilinho. Li muitos comentários que é melhor criar ele em uma caixa de plástico, a gaiola não é uma boa opção? O que ele come? Há vou comprar só um, algum problema ele viver sozinho?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  57. olá Rose, a cx de plastico dá pra colocar serragem, areia e utensílios para ele se divertir, ja a gaiola ele machuca. vc pode criar um só tb, é só não deixa-lo mt sozinho, ele gosta de viver em grupo. vc pode fazer uma mistura de grãos pra ele ou comprar comida de hamister.
    bj

    ResponderExcluir
  58. tenho 1 casalzinho de esquilinhos da mongólia e ela teve 9 filhotes, que remédio posso dar para ela não criar direto porque tenho dó de dar os filhotes mas tem muitos e não posso ficar com todos e ainda porcima logo viram outros filhotes e ela já esta estressada parece não querer mais ficar perto deles e nem amamenta-los e esta dormindo longe deles mas eles não comem direito sozinhos ainda estão pequenos mas andam por tudo. Será que devo colocar os filhotes em uma gaiola separada da mãe deles. aguardo resposta! ah e parabéns pelo blog porque esclarece muitas duvidas esta de parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  59. tenho um casal de esquilos da MONGOLIA e nao sei se ele pode tomar banho com areia de chinchila e tambem nao sei o que por dentro do abrigo deles!!!!!!aguardo uma resposta...obrigado!!!!!

    ResponderExcluir
  60. pode por pó de chinchila pro banho sim...... coloca papel higienico pra eles fazerem os ninhos dentro da casinha é bom e fofinho abç

    ResponderExcluir
  61. Ola! Tenho uma gaiola pequena e to com 1 casal de gerbil tem 1 semana. De quanto em quanto tempo eu limpo a gaiola? A femea está com o nariz vermelho, parece que é sangue. Oque faço? obrigado

    ResponderExcluir
  62. gaiola tem que ser limpa toda semana.,... nao gosto de gaiola machuca o gebiol, o nariz pode estar vermelho pq ele fica roendo as grades ou alergia de serragem.

    ResponderExcluir
  63. vc cuida dos seus onde? em aquarios? tenho outra duvida.. o amigo q deu os filhotes disse pra eu pegar uns gravetos da rua para dar pra eles roerem sendo q a sapeca da femea eu acho q ela ta comendo os pedaços q ela roe do graveto.. queria saber se isso é recomendavel mesmo e se n vai fazer mal a eles.. e parabens pelo blog está me ajudando mto *-*

    ResponderExcluir
  64. Cuido em terrarios feito de caixa plastica.... pode dar gravetos sim, eu coloco tb ... papelão, garrafas pets pedaços de madeira etc..... só nao coloca madeira tratada com verniz e quimicos.... o resto pode!

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde.. queria fzr uma pergunta.. os gerbils transmitam doenças a nos humanos ou outros animail?

    ResponderExcluir
  66. ola marcita meu gerbil é bem filhote tem aproximadamente 5 semanas mas um deles fica chorando toda hora e lambendo o pipizinho que esta vermelho sera que ele esta com alguma inflamação na bexiga ou no pipizinho. aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  67. meu gerbil anda balançando, não ta conseguindo comer só anda com olhos quase fechados,não sei oque ele tem, se foi alguma coisa que ele comeu. fora da rotina ele beliscou uma vagem e umas sementes de abobora . preciso de ajuda rápido acho que ele esta morrendo, ele vai completar 2 anos em dezembro.
    eu li num post no Yahoo que tem um remédio chamado VITA GOLD queria saber se isso funciona?
    e se vc souber a doença dele por favor me diga como cuidar.

    ResponderExcluir
  68. Olá!!
    A Malu minha Gerbil, levou uma queda da gaiola e quebrou um dentinho, e o outro esta mole. O q faço?
    Estou desesperada!!
    Tô notando q ela esta emagrecendo, e tô morrendo de medo dela morrer!!!
    Aguardo resposta!!!

    ResponderExcluir
  69. ola minha namorada possui um esquilo da mongolia mas como ela ainda não sabe cuidar dele direito acabou arrancando a pontinha do rabo dele tentando pega-lo oque devemos fazer?

    ResponderExcluir
  70. Oi, tenho um esquilo da mongólia com quase três anos e ontem o olhar a gaiola dele (que é de metal) estava com sangue, procurei e vi que ele está um um caroço enorme na barriga, está escuro e parece que ja criou uma casquinha pois os pelos que ele solta se grudam ali, ele também esta com os batimentos cardíacos acelerados e na minha cidade não há veterinário que o atenda, o que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  71. OLA, meu gerbis estao com uma bola de ferida na barriga... veterinarios proximos n sabem examinar tal animal... o que poderia ser? Pois a ferida de um deles (é em formato de circulo) esta bem feia já;;;parece q foi furado...mais sempre fui muito cauteloso.. eles estao com 3 anos e meio e n é por brigas ou outros animais,muito menos por falta de higiene...seria temperatura ?

    ResponderExcluir
  72. oi marcita ontem o dente do meu gerbil caiu e eu to muito preocupado.isso é grave

    ResponderExcluir
  73. Oi tudo bem pessoal ? Eu comprei uma gerbil, só que ela veio gravida, ai nasceu 6 filhotinhos (3 normais) e (3 mortos). Só ke a mae ta rejeitando um , e ele ainda esta com o cordão umbilical , o que eu faço ? ela não quer tirar o cordão dele e ainda fica tirando ele de perto dos outros 2 , o que eu poderia fazer para esse bebe não morrer e para a mãe cuidar dele igual aos outros ? me ajude PF obgd bjs

    ResponderExcluir
  74. Ajudo pf
    Meu Esquilo ..Esta com uma secreção vermelha no nariz ..

    Ele era acostumado com a serragem ..Mas ai fui e comprei areia Higiênica para gatos ...

    Ontem quando percebi tirei a areia e ja coloquei a serragem ...Mas como isso é uma alergia deve demorar algus dias para passar .
    Oque eu posso fazer
    Para limpar ..
    Ou algum remedio

    Me fale tudo Por favor !!!

    ResponderExcluir
  75. Olá, sou Ivan tenho onze anos e adoro bichos em geral, tenho 3 cachorros,2 periquitos,2 porquinhas da índia e acabei de comprar um gerbo o meu é da espécie Siamês, ele tem 4 meses e eu o adoro,ele é muito brincalhão.Gostaria de saber se posso soltá-lo pela casa , eu não gosto da rodinhaa mas eu insito em comprar daquelas bolas onde eles vão dentro,mas minha mãe tem muita dó e não deixa,é mesmo preciso ter esses brinquedos ou não? E o banho pode ser dado com água ou só com o pó? (óxido de calcio,óxido de magnésio e Sílica, este pó é certo para dar banho??)
    quais cuidados a mais eu devo ter? e eu adoro pegá-lo no colo,pode?
    abraços ,Ivan

    ResponderExcluir
  76. Anônimo6/2/14 06:06

    Ola, o meu esquilo ele nao esta mais brincando, só fica queto no canto da gaiola, e os olhos só abrem parcialmente, e mal consegue andar.. o que pode ser? oque faço? Já tenho ele faz 4 anos!

    ResponderExcluir
  77. boa noite.Estou muito preocupada com minha Gerbil ela eh albina tem um pouco mais que 3 meses e de uns dias para ca ela apareceu com hematomas e perda de pelos na regiao perto dos olhos e esta aumentando. Ela parece bem um pouco queta mas como deve estar prenha por ter cruzado com o macho a pouco tempo fico preocupada o que eu faco?estou estudando veterinaria mas todos que perguntei na minha facul acham que eh de briga mas ela se da tao bem com o parceiro que acho quase impossivel eh mais capaz dela espancar ele que o contrario me ajudem porfavor
    desde ja agradeco

    ResponderExcluir
  78. oi meu esquilo esta com remela vermelha (sangue) eu sempre limpo mais sempre q eu olho ele esta do mesmo jeito oque tenho que fazer peço ajuda a vc agradeço muito abraço:

    OBS: quem puder ajudar anote meu email fannyn_elisa@hotmail.com ajudem por favor

    ResponderExcluir
  79. Meu gerbil deu um caroco debaixo do olho e esta inflamado e cheirando mal eu nao sei o que fazer ja nao tenho forcas para cuidar pois tenho medo de perde lo e choro toda vez que pego ele

    ResponderExcluir
  80. Eles tomam agua no pote? Marcita pfvor me ajuda

    ResponderExcluir
  81. Eles tomam agua no pode? Marcita pfvor me ajuda

    ResponderExcluir
  82. Olá tenho um casal de esquilos,eles são jovens o primeiro é fêmea,depois de 1 semana comprei o macho o problema é que o macho fica brigando com ela,corre atras dela as vezes morde,será q vc pode me ajudar?agradecido!!

    ResponderExcluir
  83. Anônimo6/5/14 18:14

    Meu esquilo esta com o queixo todo babado meio viscoso e e tem hora que respira igual ao barulho de coruja ...o que pode ser ??

    ResponderExcluir
  84. Anônimo7/5/14 09:02

    Meu esquilo esta soltando secreção da boca , e esta com a lateral entre bochecha e pescoço inchado , o que pode ser ???

    ResponderExcluir
  85. Nao podemos esquecer q qlq anomalia.. doença temos que levar nosso peludinho no veterinario
    ...ele é o unico q pode medicar com segurança .... lembrem sempre disso!

    ResponderExcluir
  86. Ola meu gerbil aparenta estar com hipotermia eu acordei hoje e encontrei ele na ganhola deitado nem se mexia estava como morto peguei ele ele estava muito gelado oq faso para ajudalo

    ResponderExcluir
  87. Olá,meu nome é Felipe tenho duas esquilinhas, hoje fui ver e uma delas estava sem pelo na região do nariz e só com a metade do rabo. Não sei se algum animal, gato ou algo assim tentou pegar ela de dentro da gaiola. Ela está quieta, acho que está com dor. O que devo fazer ? Ela pode entrar em Óbito por causa disso ?

    ResponderExcluir
  88. Olá, meu nome évitor e eu tenho um esquilo da mongólia e ele derrepente começou a ficar em um canto da gaiola parado, todo encolido e arrepiado e sempre come e anda muito mais muito devagar oque faço ?

    ResponderExcluir

Adoro comentários!♥