Cancêr

Câncer

Um crescimento anormal das células de um tecido ou órgão é conhecido como um tumor ou câncer.  E assim como nos seres humanos, um gerbil tem a mesma probabilidade de sofrer de câncer ou tumores.  Existem basicamente dois tipos de tumores: os tumores benignos, que não se espalhou, e os tumores malignos, que se espalham e são geralmente referidos como canceres. 

Os tumores podem ser encontradas dentro ou em várias partes corpo, incluindo tumores de pele nas orelhas nos pés.  No entanto, independentemente do tipo de tumor ou câncer, assistência veterinária imediata é recomendada e aumenta conforme as chances de sucesso do tratamento.

Sinais e Sintomas

Os sinais e sintomas exibidos pelo gerbil dependerá do tecido ou órgão afetado pelo tumor.  Por exemplo, tumores encontrados em ventral do gerbil marcação glândulas são comuns (especialmente em gerbils mais velhos) e aparecem como feridas, mas eles raramente se espalha. Tumores de pele também são visíveis e aparecem como massas em muitas partes do corpo, incluindo nas orelhas e pés.

Enquanto isso, os tumores localizados em órgãos internos do gerbil são mais difíceis de identificar porque os sinais internos são raramente mostrado, no entanto, alguns bons indicadores desses tumores são a depressão, perda de apetite, dor abdominal e diarréia, ocasionalmente com sangue. 

Causas

Não há nenhuma razão conhecida para a maioria dos tumores ou neoplasias, exceto que alguns tipos têm predisposições genéticas e são, devido ao crescimento anormal das células de um tecido ou órgão. 



Diagnóstico


Tumores benignos e malignos são diagnosticados através do exame físico, raios-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, exames de sangue e biópsias. 

Seu veterinário provavelmente recomendará a remoção cirúrgica do tumor porque, como ela cresce, ela pode se tornar cancerígena e se espalhou para outros locais no corpo. A remoção precoce de tumores ou neoplasias permite o melhor resultado com o mínimo de chance de complicações e recorrência. Se o tumor ou câncer não pode ser retirado cirurgicamente, o veterinário vai tentar tratar os sintomas e fazer a com que o gerbil viva mais tranquilo. 

Vida e de Gestão

Um gerbil que está se recuperando de uma cirurgia precisa de muito descanso e cuidado.  Consulte seu veterinário para os cuidados específicos necessários no pós-operatório no caso do seu gerbil.

Prevenção

Não há métodos de prevenção conhecido por tumores e cânceres.

 As Imagens abaixo é de um Garotão  da cor black, de 3 anos e 2 meses. As fotos são recentes e motram os estagios da doença.



Se seu bichinho apresenta algum nódulo parecido com esses, não deixe de levá-lo ao veterinário, sua atitude pode salvá-lo.


Estagio 1 

Estagio 2

Estoagio 3






Glândula de Cheiro Saudável!!!!!!

As fotos  abaixo é do Jhonny, mostrando uma glândula saudável!!!!





20 comentários:

  1. Olha ai o meu bebezão.
    Ele ta melhorando, graças a Deus!!!!

    ResponderExcluir
  2. A familia GERBOmania esta torcendo pra melhora rápido desse lindão ai!!!!!! ♥

    ResponderExcluir
  3. É Marcita...
    Infelizmente ele partiu.
    To muito triste com isso. :/
    Mas eu tenho consciência que ele parou de sofrer e que meu pai, minha irmã e eu fizemos o possível pra ajudá-lo e que agora ele ta com o papai do céu.
    Ta difícil, pois eu o amava muuito, aliás, ainda amo esse bichinho!!! :'(.
    To sentindo muita falta dele.
    Vou parar de escrever, senão vou começar a chorar denovo. :'(

    ResponderExcluir
  4. O MEU ANJO!!!!! fica triste assim não, ele viveu mt feliz ao seu lado, isso vc pode ter certeza, ele sabe q tudo o q vc fez foi pra amenizar a dor dele, e proporcionou uma vida mais tranquilapra ele. Eu tenho 50 gerbos aki, e qd perco um fico mt triste tb... gosto de todos.... eu naum tenho eles aki so como reprodutores, eu gosto de verdade. Mais eu tenho um em especial aki o meu Argent Golden, chamado Jhonny, ele foi o meu 1º gerbo, e é a logo da GERBOmania. Esse se morrer eu acho q fico deprimida ^^,

    Mas.... Fica assim naum..... ele fez parte da sua historia, e ficará na sua lembrança pra sempre ♥ bjs

    ResponderExcluir
  5. oi sera q alguem pode me ajudar? o meu esquilo esta com uma glandu na barriga aparentemente parecida com a de um calo nao sei se ele ja tinha ou apareceu agora é um caroço amarelo no abdomen aparenta q caiu o pelo naquela região.

    23/05/11

    meu nome é amanda

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda, como vai?!

    Bom todos os gerbos tem uma glandula na barriga, com a aparencia de um calo amarelado e sem pêlos. Ela é chamada de glandula de cheiro, serve pra marcar territorios e seu grupo.

    Se essa glandula estiver inchada ou aumentando seu tamanho, isso significa q algo estranho esta acontecendo.

    É mt comum gerbil ter cancer nessa glandula, mais isso ocorre em gerbos mais velhos, com mais de três anos de idade.

    Mande uma foto pro meu e-mail pra eu analisar. Te responderei o mais rapido possivel.
    bjs♥

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcita!
    Meu gerbil está com um tumor enorme em uma glandula no pescocinho dele...A veterinaria disse q remover com cirurgia não vale a pena, por ele estar já velhinho (com quase 4 anos) e sugeriu q é melhor coloca-lo para dormir.
    Amanhã ela virá em casa para plicar a injeção nele, e eu estou muito aflita!Estou com dó e com o coração namão, afinal, quem terá de segura-lo para a aplicação da injeção sou eu.Estou com medo de estar cometendo um erro em sacrifica-lo.E agora?Deixo a mãe natureza cuidar dele, ou apelo pro sacrificio?Amo muito ele e claro, não quero q ele sofre.Mais estou perdendo o sono com essa situação...
    Beijão da Poly

    ResponderExcluir
  8. Olá Poly!!! Infelizmente a veterinaria esta correta, deixar ele vivendo com o tumor so vai fazer ele sofrer mais. a dor q ele deve estar sentindo é grande. Vc fazendo isso só ta fazendo o bem pra ele, infelizmente os gerbos naum tem tratamento contra o cancer como nós humanos. Sinto mt pelo seu querido gerbo, mais vc fazendo isso, esta aliviando o sofrimento dele... beijão e boa sorte♥

    ResponderExcluir
  9. Voce pode me ajudar?
    Meu esquilo da mongolia esta com um ferimento ne barriga e esta bem feio...so consegui perceber quando ele se levantou.

    ResponderExcluir
  10. Meu nome eh marcelo eh o meu esquilo que esta com o ferimento na barriga,acho que descobri o que pode ser...acho que foi a gladula que eles tem,vc sabe o que eu posso fazer para tratar

    ps eu nao tenho certeza,entao amanha eu vou levar ele logo cedo no veterinario,nao quero ver ele morrer =/

    ResponderExcluir
  11. oi Marcelo, o certo seria levá-lo ao veterinário, mais infelizmente nunca vi um esquilo sendo curado, pois é um animal mt frágil pra fazer uma cirurgia, e os remédios costumam ser caros. talvez o veterinario coloque ele pra dormir.

    ResponderExcluir
  12. Aqui eh o Marcelo denovo
    entao ele esta meio parado,fica a maior parte do tempo deitado,parece que esta cansado =/

    amanha vou levar ele no veterinario,nao consegui ir hj =/

    ResponderExcluir
  13. Q pena, manda uma foto dele, pra eu ver o tamanho do tumor.

    ResponderExcluir
  14. Meu gerbil de uns tempos pra ca apresentou uma ferida no local da glandula de odor , pensei depois de pesquisar que poderia ser um tumor , mas o gerbil não apresentaa nenhum dos sintomas citados acima , o ferimento naum parece com o deste mostrado na foto (o preto) , Preciso de ajuda :/

    ResponderExcluir
  15. olá Gabriel , bom, o tumor começa com uma pequena ferida na glandula, so mas tarde q aparece os sintomas. me mande algumas fotos por e-mail pra eu analisar marciarcalves@hotmail.com

    abç

    ResponderExcluir
  16. Valquiria7/1/13 08:54

    Ola! Primeiro paraBéns pelo carinho com esses fofos!
    Tenho 9 gerbos e o mais velho, quase 4 anos esta com um tumor na glandula odorifera. Já tive que operá-lo a uns 3 meses para raspar os dentes do fundo e foi tudo bem. Mas agora, ele esta com os dentes moles e tenho que dar papinha pra ele comer, entaum esta muito magro. Pra piorar o tumor esta aberto! Naum sei se ele esta sofrendo, pois ele vive com uma femea que sempre o penteia e cuida dele. O problema é que ele fica no meu quarto e o cheiro já está insuportável!! Existe alguma coisa pra fechar a ferida? Naum queria sacrificá-lo por eu naum aquentar mais, apenas quando ele estiver sofrendo... O q vc acha?

    ResponderExcluir
  17. Olá, Valquiria, é triste qd um peludinho esta doente, meu Jhonny tb esta passando por isso, mas o tumor dele esta so uma ferida aberta. Ele emagreceu um pouco. mas bebe agua e come normal. e esse calor é horrível só piora a situação. Compre violeta na farmácia e passe com cotonet, ajuda um pouco. mas infelizmente não temos mt o q fazer. o tumor destrói nosso amigo. snif. Tem q ver com o veterinario se tem algum anestésico pra colocar na ferida. pode tb colocar antiflamatorio na agua dele.

    ResponderExcluir
  18. olá meu nome é carlos..eu tenho um gerbil bem arisco que ja me mordeu inumeras vezes mas eu gosto muito dele..ele ta com uma ferida aberta na barriga e eu acho que é um tumor desses..eu ja passei mta violeta e ajudou um pouco mas nada adiantou.o cuidado com ele é dificil pois ele nao me deixa encostar nem um dedo nele.e parece que esse tumor ta indo pro peito dele.eu nao sei o que fazer na minha cidade e regiao nenhum veterinario atende este tipo de animal.o que vc acha que eu posso fazer pra ajuda-lo?ele esta com quase 4 anos de idade.o nome dele é ligeirinho.ele é bem parecido com esse aqui http://www.google.com.br/imgres?q=gerbil&hl=pt-BR&tbo=d&rlz=1C2CHMZ_pt-BRBR348&biw=1024&bih=653&tbm=isch&tbnid=aF_S1suvr6rfjM:&imgrefurl=http://lifestyle.iloveindia.com/lounge/facts-about-gerbil-6150.html&docid=8PmUUNhOqPAVFM&imgurl=http://cdn1.iloveindia.com/lounge/images/facts-about-gerbil-1.jpg&w=600&h=450&ei=Z1UAUeXcLsXe0gHJ_YHIDg&zoom=1&iact=rc&dur=3&sig=103329360912510119987&page=1&tbnh=138&tbnw=165&start=0&ndsp=15&ved=1t:429,r:10,s:0,i:109&tx=107&ty=84

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde a todos.
    Hoje quando fui limpar a gaiola dos meus gerbils machos vi que a barriguinha de um deles esta aberta! Ta praticamente dando pra ver ele por dentro e tipo, não sei o que fazer. Ele esta agindo normalmente, esta correndo na rodinha, se alimentando e tudo mais, mas não sei como proceder e os dois vets que tem por aqui não atendem esse tipo de animal sei lá por que. Estou pensando em sacrifica-lo se não conseguir ajuda para ele. Por favor algum que possa me ajudar me procure no e-mail ou facebook por favor. Meu mail é jinpaichi@hotmail.com

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  20. Oi Meu nome é Rauã , tenho um gerbil de 4 meses e de uns dias pra ca um dos testiculos dele começou a inchar e ficar roxo , fui observando pra ver se melhorava mas agora este testiculo ficou preto e outro também , não sei o que eu faço ele não tem se alimentado direito e esta muito quientinho enquanto a femea esta agindo normalmente. Oque eu faço??? me ajudem por favor .
    qualquer um que puder me ajudar o contato é fonsecaraua@gmail.com ...
    Obrigado ^^

    ResponderExcluir

Adoro comentários!♥