PERGUNTAS E RESPOSTAS

           AQUI ESTÃO ALGUMAS DÚVIDAS QUE A MAIORIA DOS INICIANTES NA CRIAÇÃO DE GERBIL TEM.....

        CASO VOCÊ TENHA ALGUMA DUVIDA QUE NÃO ESTEJA AQUI, É SÓ PERGUNTAR Q RESPONDEREMOS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.


..........................................................................................................

PERGUNTA:

Ontem minha gerbil teve 6 filhotes, mas ela fica correndo, e, cavando os cantos do aquário, e só de vez em quando ela vai ver os filhotes e fica um tempo lá com eles..Isso é normal?

Eu também queria saber quando eu vou poder passar a pegar os filhotes, em alguns sites dizem q pode ser com 5 dias, mas outros dizem que é melhor com 10 dias..

Obs: é a primeira ninhada dela

 RESPOSTA: 

Esse comportamento nervoso da mãe é normal, no dia seguinte ela já não vai estar mais tão agitada, tu vai ver.
Eu pego os filhotes desde os primeiros dias. Quando a fêmea é mãe de primeira viagem ou quando ela não está acostumada comigo, começo a pegar lá por 3 dias de idade, que é pra não deixar ela mais nervosa ainda nesse comecinho. Tu pode tocar à vontade, também pode limpar a caixa/gaiola normalmente. Só cuidado pra não ficarem sem água/comida, que isso pode resultar em canibalismo. 

 Se ela não cuidar, em uns dois ou três dias eles morrem, mas relaxa, que ficar cavando e correndo por todo lado não é indício de que não vá cuidar. Todo mundo se assusta da primeira vez que vê como elas ficam, mas é normal. É melhor não interferir. Se ela abandonar agora no início tu não vai ter como criar na mão, são muito pequenos, não vingam, então o negócio é deixar com ela. Só ela pode fazer isso. Como está fazendo frio (não sei onde você mora, mas aqui está um frio danado), o que eu faria é de vez em quando dar uma espiada pra ver se os filhotes não estão fora do ninho. Podem morrer de frio muito rápido se ficarem largados por aí. Se for o caso, tu pode pegar e por no ninho de novo, junto com os outros. Pode pegar com a mão mesmo, na boa. 

.......................................................................................................

PERGUNTA:

mãe comendo os filhotes...

Alguém já teve essa experiencia?


A minha fêmea comeu a primeira ninhada e estou anscioso, pq a segunda ninhada deve vir semana que vem. Alguém já passou por isso?


Obs: Ela tem agua limpa, e dieta com proteínas a disposição. Também estou evitando de manusear ela nessa semana. E no aquário dela não tem serragem, só papelão roído. 
 

RESPOSTA:

 
Uma vez, mas já estavam grandinhos, e não foram todos... o bebedouro caiu naquele dia e eu não vi, a fêmea ficou sem água a noite toda e a manhã toda, acredito que esse tenha sido o motivo. Já nasceram muitas ninhadas aqui, de várias fêmeas, e essa foi a única vez. Já as vi rejeitando, isso é mais comum, mas também não acontece sem motivo... normalmente rejeitam um filhote quando ele está doentinho ou tem algum tipo de problema que o impeça de se desenvolver, então a fêmea separa dos outros e deixa morrer de fome/frio.
.........................................................................................................

166 comentários:

  1. quando os filhotes nascem o macho come eles ou eu dexo ele dentro da gaiola ou tiro ele e deixo só a femea com os filhotes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao tire o macho da gaila pois ele ajuda a femeia a cuidar dos filhotes as vesses o macho quando esta sozinho ele sequestra um dos filhotes para fazer compania

      Excluir
  2. oi!!!! bom o gerbil so come seus filhotes se estiver algo errado, por exemplo: se não tiver agua pra els beberem, ou falta de alimento, outro motivo tb é qd o filhote tem alguma anomalia, o casal sabe qd o filhote tem problemas,

    Vc nao precisa tirar o macho de perto da femea e dos filhtoes, pq ele ajuda a cuidar dos babys.... Gerbos são excelentes pais.

    ResponderExcluir
  3. ola os meus gerbils tiveram filhotes no inicio do mes eu gostava de saber quando e qe posso separalos a um dos gerbils qe ja abre os olhos e tao sempre a correr por todo lado lol

    ResponderExcluir
  4. é bom ficar com os pais até desmamar por volta dos 45 dias depois é so separar por sexo!

    ResponderExcluir
  5. e poderiame disser quando e possivel limpar a gaiola porqe ela a primeira vez qe teve filhotes eles ja tinham pelo e eu mexi neles para limpar a gaiola e ela rejeitou os depois disso

    ResponderExcluir
  6. Bom espera uns 15 dias entao pra limpar, pois se a femea rejeitou os filhotes 1 vez, é bem capaz de rejeitar d novo. Eu costumo limpar a gaiola uns 2 a 3 dias antes da femea parir, e so depois de uns 15 dias eu limpo aki. abç

    ResponderExcluir
  7. Minha Gerbil ta Loca, ela pega os filhotes na boca e fica correndo na rodinha, até tirei a rodinha de dentro da gaiola para ela não machuca-los. Isso é normal ?

    ResponderExcluir
  8. OLÁ Karina,

    Bom, eu nunca vi isso antes, mais é normal algumas fêmeas após parto só ficarem na roda brincando, mais levar os bebes juntos nunca tinha visto....... maissssssssssss eu aconselho tirar a rodinha em casos de gerbil agitado após parto. Depois q os babys crescerem um bocadinho, por volta do 15º dia, vc pode voltar com a rodinha.

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu tenho uma fêmea de uns 6 meses de idade e gostaria de ter outro, mas não sei se eles irão brigar ou coisa pior.
    Qual o provável comportamento de um gerbo ao receber um "amigo"?
    Grata

    ResponderExcluir
  10. Olá Namie!
    ela só vai querer matar ele..... tenta colocar um gerbo bem novinho, de preferencia rescem desmamado, vai ser mt mais facil juntar eles. faça a adaptação/apresentação com mt calma e paciencia, as fêmeas são mais dificeis de juntar, mais dá certo, o segredo é colocar outro gerbo bem mais novo..... se vc não fizer com calma, a unica coisa q pode acontecer é a sua fêmea matar o outro gerbo... boa sorte!
    abç
    Marcita

    ResponderExcluir
  11. quero ter um gerbil mas ouvi falar que ele roi muito e minha gaiola e toda de plastico oque eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aconselho vc a não colocar os gerbils em gaiola de plástico, pq eles roem tudo realmente. O mais indicado é um terrário de vidro ou caixas organizadoras de plástico, com altura de pelo menos 25 cm, com grades tampando, para evitar fugas e arejar a caixa. Os meus roeram as escadinhas de plástico em algumas horas, quando eles chegaram em casa e eu os coloquei em gaiola com acessórios de plástico!!!!!Nunca mais, rssss!!!

      Excluir
    2. é roe msm é melhor ter um hamster eles roem tudo de plastico paree que eles tem um tic tic

      Excluir
  12. Olá, os meus gerbos tiveram bebés a algum tempo. Faz hoje 16 dias, os bebés estão bem gordinhos e por o que me parece estão saudáveis. Mas só não percebo uma coisa, eles andam por todo o lado brincam, correm já saltitam um pouco, mas ainda não abriram os olhos gostaria de saber o que se passa, pois em alguns sites diz que eles abrem os olhos antes dos 15 dias.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Olá, os meus gerbos tiveram bebés a algum tempo. Faz hoje 16 dias, os bebés estão bem gordinhos e por o que me parece estão saudáveis. Mas só não percebo uma coisa, eles andam por todo o lado brincam, correm já saltitam um pouco, mas ainda não abriram os olhos gostaria de saber o que se passa, pois em alguns sites diz que eles abrem os olhos antes dos 15 dias.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Os gerbils abrem os olhos com 21 dias, não force os olhos deles a abrirem com sua ajuda, deixe a natureza agir por si só, daki a alguns dias vc verá os olhinhos de seus peludinhos abertos ^^,

    ResponderExcluir
  15. oi,tenho um casal de esquilos e eles tem 6 meses e ate agora nem uma cria quando eles começao a criar
    e a femea e muito pequena ela nao cresce sera q isso tem alguma coisa ave?

    ResponderExcluir
  16. e normal de pois de cruzarem a femêa dos esquilos começar a sangrar

    ResponderExcluir
  17. Anônimo3/5/12 17:23

    ola ganhei 2 esquilos a um mes e pareciam muito dóceis mas ultimamente estão muito bravos, atacando minha mao quando tento limpar a gaiola chegou até a me morder. correm pra la e pra ca desesperados, roem tudo que ve pela frente, chego perto e parece que querem me atacar. sera q estao doentes?? coloquei jornal na casinha e um pega na boca e fica correndo d um lado pro outro.

    ResponderExcluir
  18. ola tenho um casal gerbils a femea esta gravida pelas minhas contas os filhotes devem nascer esta semana! eu não quero que ela engravide denovo... devo separar o casal ou enquanto ela amamenta os filhotes não corre o risco de ela engravidar de novo?

    ResponderExcluir
  19. Anônimo8/6/12 09:11

    bom,to com a dor no coração..pq assim!
    To criando um casal de gerbil..so q qndo peguei eles,ela ja estava prenha e n sabia..pq peguei eles pra fzr um trabalho..ai ela deu cria 3 filhotes e rejeitou todos 3...ai eles tavam numa gaiola mto pequena..entao comprei um aquario grande e coloquei eles...o parto dela tava previsto pra dia 25..so q ela deu cria ontem a noite eeu n vii..ela escondeu eles e eu n escultei zuada..entao fui limpar o aquario..passsei a mao por cima deles..sera q ela vai rejeita-los?
    to doidinha..ela deu cria 5 filhotes...
    me ajudem oq devo fzr? :(

    ResponderExcluir
  20. nao faça nada,deixa a alvez ela nao rejeite, observe se eles estão gordinhos e esperar q dê tudo certo ^^,

    ResponderExcluir
  21. qria saber com qnto tempo posso pegar nos filhotes?
    pq qria limpar o aquario,mas tenho medo q ela rejeite...
    aguardo respostas
    e agradeço desde de ja

    ResponderExcluir
  22. olá Kalyane, bom eu manipulo os filhotes no mesmo dia q nasce, um segredo pra mae nao rejeitar os filhotes é antes de tudo esfregar as mão na serragem q esta no terrario e pegar os pais nas mãos antes, para q o cheiro deles fique em suas mãos depois, depois vc pode pega-los, ou espere +- 1 semana depois do parto para limpar o aquario. bjs espero q ajude.

    ResponderExcluir
  23. qro mto pegar..so q tenho mto medo q ela rejeite,pq na primeira ninha ela rejeitou todos,mas tbm n era filho do msm macho q ela tava pq qndo peguei eles ela ja veio prenha...ai ela rejeitou todos... qria mto pega-los,
    eles tem 5 dias de vida..mas ta bem grandiim...vc axa q devo pegar ou devo esperar mas um tempim??
    obga

    ResponderExcluir
  24. hum, a rejeição pode ser por causa do outro macho! eu pegaria, tenho experiencia , mais se vc esta insegura espere, pois o bom é qd estamos confiantes! bjs

    ResponderExcluir
  25. pq assim eles sao tao fofinhos..ta tao liindo..qria mtopega-los..mas hje faz 6 dias de vida..vo esperar mais um pouco...obg viiu
    bjs

    ResponderExcluir
  26. qual tipo de serrage propia para colocar na gaiola;e com quantos meses eles podem criar

    ResponderExcluir
  27. com quantos cm mais ou menos eles ja e aldulto

    ResponderExcluir
  28. qlq serragem de cor clara e sem poeira, a vida reprodutiva começa aos 3 meses +-

    ResponderExcluir
  29. contanto com o rabo uns 20cm de comprimento +-

    ResponderExcluir
  30. e verdade q eles precisam de ficar muito tempo em contato com o corpo co ser humano para ficar doceis e acostumar com nosso cheiro.

    ResponderExcluir
  31. oi,como saber se os filhotes e macho ou femea? n consigo identificar.. :(
    tem um momento cert ode saber?
    obg desde ja'

    ResponderExcluir
  32. OLA! dá pra saber o sexo assim q o filhote nasce observe as fotos deste link e tente identificar se caso vc nao conseguir me mande fotos do orgão sexual dos animais q identifico pra vc. abç

    marciarcalves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. LINK SEXAGEM

    http://gerbomania.blogspot.com.br/search/label/Macho%20ou%20F%C3%AAmea

    ResponderExcluir
  34. Tenho gerbil ja ha algum tempo,o casal ja teve 3 crias,acontece que na ultima cria deixei um filha junto com o casal e ja faz 15 semanas e o casal nunca mais reproduziu,sera que é pq deixei uma filha junto,o casal ainda vai faze 1 ano,as vezes parece que a femea esta gravida mais logo ja esta magrinha de novo oque sera que acontece,qual o motivo do casal parar de reproduzir?muito obrigado

    ResponderExcluir
  35. oi, pode ser por causa do filhote q ficou com o casal, tem casal q continua se reproduzir mesmo com filhotes mais velhos, mais tb tem casal q para de se reproduzir para continuar cuidando dos filhotes q continuam com eles, se vc quiser mais filhotes tire esse filhote mais velho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado vou fazer isso,tenho outra gaiola com 2 femeas posso juntar essa outra femea com essas duas ou não,agradeço

      Excluir
  36. tenho um casal de esquilos a 4 meses e eles nao criaram ainda essa cemana a minha esquila me mordeu quando eu pequei ela na mao sem eu ter nem apertado isso pode ser agun cinal.
    estou muito anciosa,gostaria de saber quais sao os sintomas q irei descobrir se ela ta para criar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola! gostaria de saber si pois aconteceu o mesmo comigo,e o meu casal já tem um ano e meio...
      mas esses dias eu vi o macho encima dela....

      Excluir
  37. eu acho qmeus esquilinho cruso
    como q eu faço pra te certeza de q ele cruso?

    ResponderExcluir
  38. é so esperar uns 25 dias pra ver!!!! se eles cruzaram vc tera filhotes em breve!

    ResponderExcluir
  39. Minha fêmea teve 3 filhotes e estão hoje com 11 dias, tem 2 que já estão andando mas a outra que é a menor e não tá conseguindo se firma para andar, quando vai tentar ela tomba e sai rolando! O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  40. ´Bom Joyce, a principio o filhote é mt novo ainda, deixa ele completar uns 20 dias +-, pra gente analisar melhor, normal nao é! mais vamos esperar mais um pouco. faça um filme pra eu ver. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que leite eu poderia dar pra completar a alimentação dela? Os outros são mais fortes e tiram ela do peito!

      Excluir
  41. Boa Noite meus amores..Moro em Mossoro-RN.estou com dois casais de esquilos da mongolia para vender...Pf se alguem se interessar me avise... eles estao com um mes e meio...
    Alguem se interessa??
    aguardo respostas!

    ResponderExcluir
  42. se o gerbil tiver o rabo amputado a +- uns 2 meses isso o impedira de reproduzir futuramente:
    Desde já agradeço. Obrigado

    ResponderExcluir
  43. olá Leandro, bom o rabo do gerbo ajuda no equilíbrio do animal, e tb no fator estético, nao no reprodutivo, q tamanho está o rabo dele? manda uma foto. marciarcalves@hotmail.com

    o tamanho do rabo nao vai espedi-lo de reproduzir. só se a femea for mt exigente kkkkkk.

    abç

    ResponderExcluir
  44. o rabo deve estar em torno de uns 8 cm eu tenho tres gerbil ( 2 femea e um macho vivendo juntos) a que tem o rabo amputado é um 2 meses mais velha que a outra e a que teve filhotes é a mais nova por isso a pergunta quando eu peguei eles tinha o casal e uma bem novinha e só foram ter filhotes depois que a pequena cresceu e justo com éla, por isso achei estranho.

    Obrigado por enquanto.

    ResponderExcluir
  45. Anônimo2/8/12 15:46

    hoje minha esquila teve 7 filhos o esquilo ta tentando pega ela de novo e ela pisa en cima dos filhotes joga ele para tudo quanto e lado e normal e a primeira cria dela

    ResponderExcluir
  46. Anônimo2/8/12 16:02

    me responde a pergunta acima to com medo que ela esteja regeitando ela joga eles pra todos os lados separam eles me responde no email saudeemily@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Olá! É normal na primeira cria os pais se comportarem dessa maneira, depois eles ganham experiencia e ficam mais zelosos com as crias. fica tranquila, nao separa o macho da fêmea, ele ajuda a cuidar dos babys. o macho é tarado mesmo, depois da segunda cria se vc quiser separar o macho e deixar um filhote femea junto com a mãe pd, é bom pra evitar filhotes indesejáveis.

    grande abraço

    Marcita

    ResponderExcluir
  48. Anônimo9/8/12 08:29

    Os meus gerbos estavam emgaiolas separadas e hj. a fêmea deu cria. Posso colocar o macho na mesma gaiola novamente?

    ResponderExcluir
  49. olá, pode deixar sim o macho junto, ele ajuda a cuidar dos filhotes, ele é um excelente pai ^^.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, mas mesmo ele estando separado desde antes da cria?

      Excluir
  50. Minha fêmea deu cria hj a tres filhotes, eles tentam mamar nela mas toda vez ela sai, o q devo fazer??

    ResponderExcluir
  51. Bom, tem gerbos q nasceram pra maternidade, outras não, pode ser o fato de ser primeira cria , ou o ambiente q vive esta mt barulhento. depende. mais é normal acontecer.

    ResponderExcluir
  52. Boa noite!
    Pessoal preciso de ajuda.
    Tenho um acasal de gerbos, e dessa uniao veio a primeira ninhada com 5 filhotes, tudo estava indo bem, so que no segundo dia a femea veio a falecer, desesperado fui a pet e comprei uma gerba que havia acabado de parir e juntei os filhotes órfãos aos dela, a qual os aceitou muito bem. Só que nessa historia o macho ficou viuvo e sozinho , gostaria de junta-los . E possivel???

    att. luiz fernando.
    obrigado

    ResponderExcluir
  53. Eu comprei uma gerbil femea faz uma semana.ela esta agora com a barriga enorme esta prenha.ela esta sozinha sem o macho e é mae de primeira viagem.tem algum perigo nisso.?

    ResponderExcluir
  54. não tem perigo, mts fêmeas encaram a maternidade sozinhas.

    ResponderExcluir
  55. a minha gerbo criou 5 filhotes à 2 dias
    é normal eles fikarem pisando nos filhotes
    isso nao pode machuca-los?

    ResponderExcluir
  56. É normal, nao machuca os filhotes. nao se preocupe. Eles vão cavar mt tb, e jogar os filhotes longe, kkkk. é normal. abraço

    ResponderExcluir
  57. meus gerbo criaram duas vezes e não criam mais eu queria saber o porque?????????????????

    ResponderExcluir
  58. qt tempo tem da ultima cria? Acontece de alguma coisa estar encomodando eles, as vezes é a casa deles q esta mt pequena, calor, frio...... depende mt o motivo.

    ResponderExcluir
  59. Qual o melhor lugar para criar Gerbil : Aquário ou gaiola ???

    ResponderExcluir
  60. Ola tenho um casal de Gerbil, estão com aproximadamente 5 meses e nunca se reproduzirão pq ? é normal ?

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde minha gerbil teve filhote ontem mais o macho nao deixa ela ficar com o filhote ele enpura ela toda hora ,um dos filhotes morreu durante a noite o que eu faço urgente?

    ResponderExcluir
  62. o macho só quer cruzar, é normal, costuma alguns filhotes morrerem, ainda mas se for primeira cria. Se nas próximas crias continuar morrer filhotes, separe o macho da fêmea.

    ResponderExcluir
  63. Oi, minha gerbil começou a me lamber todas as vezes que eu pegava ela, quando ela estava nos últimos dias de gravidez, e agora com os filhotes, todas as vezes que eu coloco a mão na gaiola ela e o macho ficam me lambendo e até se recusam a deixar eu tirar a mão de lá, queria saber se isso é normal.

    ResponderExcluir
  64. Normal nao é não, mas tem gerbos q são tão mansos q lambem os donos, eles so estão querendo dizer tb, q eles q mandam.

    As lambidas é sinal de liderança. eles só estão dizendo q eles é quem mandam kkkkk. bjs

    ResponderExcluir
  65. Olá, eu tenho 3 femeas junto com o macho, e estão desde pequeninos, então eles nunca brigaram, e hoje ( 17/12/2012 ) uma das femeas deu cria, somente 3 filhotes e quando eu vi 1 já esta morto, eu gostaria de saber se posso deixar as 3 femeas juntas com o macho que os dois filhotes que estão vivos irão ficar bem e vivos?

    ResponderExcluir
  66. Renato, pode deixar juntos, filhotes morrem mesmo é fato, se as femeas começarem a brigar vc separa as brigonas.

    ResponderExcluir
  67. Marcita meu casal de gerbil esta com uma ninhada de 6 filhotes,como a gaiola deles e pequena comprei uma maior e passei a ninhada com os pais para anova giaola,mas antes eu peguei os pais para a mão ficar com o cheiro deles e não rejeitar os filhotes,tem problema?

    ResponderExcluir
  68. Olá, boa tarde, estou começando uma criação aqui... Deixei um DEH macho e Dove Pied Fêmea, ela só tem 2 meses e está dando tds sinais que está prenha, vi eles se acasalando qdo ela tinha uns 45 dias... Será que ela já pegou cria?
    Estava também querendo botar ela com um macho Siamês, mas como está gravida e os bebes estão para nascer é melhor eu esperar não é? Qdo eles nascem ela já cruza novamente e tem chance de pegar cria já? E se pegar algum problema de eu trocar para o macho siamês?
    Desculpe tantas dúvidas juntas...

    ResponderExcluir
  69. Olá, boa tarde, estou começando uma criação aqui... Deixei um DEH macho e Dove Pied Fêmea, ela só tem 2 meses e está dando tds sinais que está prenha, vi eles se acasalando qdo ela tinha uns 45 dias... Será que ela já pegou cria?
    Estava também querendo botar ela com um macho Siamês, mas como está gravida e os bebes estão para nascer é melhor eu esperar não é? Qdo eles nascem ela já cruza novamente e tem chance de pegar cria já? E se pegar algum problema de eu trocar para o macho siamês?
    Desculpe tantas dúvidas juntas...

    ResponderExcluir
  70. Mais uma dúvida de principiante... Minha Gerbil deu cria a 3 bebes, mas 2 deles estão fora do ninho e apenas 1 lá dentro... Tem algum problema se eu pegar os 2 e voltá-los para o ninho?

    ResponderExcluir
  71. ola como vai eu queria saber o que coloca para ajundar a esquila monguila a faser o ninho temque colocar casinha ,junto com a maravaia?

    ResponderExcluir
  72. Marcita Comprei meu gerbil ontem.ai hj ela aparenta parecer nervosa,tipo quando eu puis minha mae dentro do viveiro dela ela começou a me morder,dps tirei a mao e coloquei papelao para ela roer sera q ela me mordeu por causa q queria roer??? espero respostas.((=

    ResponderExcluir
  73. esse comportamento é normal, novo ambiente com o tempo ela acostuma e fica mais dócil. tente brincar com ela todos os dias.

    ResponderExcluir
  74. vc pode colocar a casinha, papel higienico papelão.... ela se vira depois e faz um lindo ninho.

    ResponderExcluir
  75. pode colocar os filhotes junto com os outro, so nao esqueça de pegar a femea antes e passar bem a mao nela pra ficar com o cheiro dela.

    ResponderExcluir
  76. minha femea nao amamentou seu filhotes porque nao tem tetas o que fazer?

    ResponderExcluir
  77. Olaaa,meu nome é leonardo e tenho uma duvida,ja crio gerbil aalgum tempo,porém queria ter filhotes na cor branca ou albino,recentemente juntei um casal onde o pai e a mãe são cinzas claro,posso obter branco nessa situação,e juntei um outro casal onde o pai é laranja e a mãe é preta quais são as cores que posso obter deis de ja muito obrigado

    ResponderExcluir
  78. oii boa noite,marcita por gentileza como eu sei quando a femea esta gravida,sei que fica em formato de pera,porém isso as vezes é meio confuzo então como eu tenho certeza que a femea esta prenha existe algum sinal ou alguma outra coisa??grato

    ResponderExcluir
  79. Ontem eu ganhei da minha amiga um gerbil de um mês, só que eu não vejo ele comer ou beber água hora nenhuma e estou preocupada. E a gaiola dele é forrada com serragem e de vez em quando vejo ele comendo (acho que ele come)a serragem. O que eu faço para ele comer a ração e beber a água? me ajudem! por favor!

    ResponderExcluir
  80. Fica tranquilo, qd ela sentir fome ou sede ela vai comer, ela esta numa fase de adaptação, tudo novo. relax! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok, muito obrigada :D E tenho dúvida em mais uma coisa, para forrar a gaiola é melhor serragem ou papelão ( tipo do rolo de papel higiênico)?

      Excluir
  81. oii boa tarde,juntei um casal,onde a femea e o macho são cinzas clçaros,qual a possibilidade de cores dos filhotes,e como tenho certeza que a femea esta gravisa,sei que fica em formato de pera,mais como faço para ter uma certeza maior,OBRIGADO

    ResponderExcluir
  82. Olá,ganhei um gerbil..Eles nasceram semana passada,e a veterinária disse que posso ir buscá-lo daqui a 15 dias..É correto isso? A partir de quanto tempo de nascido posso traze-lo para casa?
    Em casa,ele pode comer sua comidinha normal(aquelas que se compra nas pet's para eles)?

    ResponderExcluir
  83. Ola eu tenho um casal de gerbil, a fêmea já criou 4 vezes, mas não vingou nenhum, morrem sempre no segundo ou terceiro, não deixo faltar agua e nem comida, porque será que eles morrem? dá uma ajuda aí

    ResponderExcluir
  84. infelizmente o bom é trocar sua femea.... isso é comum na 1ª cria.

    ResponderExcluir
  85. Anônimo1/2/13 05:59

    com quantos dias posso pegar meus filhotinhos...

    ResponderExcluir
  86. Anônimo2/2/13 15:12

    Bom venho ate aqui para mostrar a minha indignação,adoro este blog tem todas as informações necessarias,acontece que as minhas ultimas 4 perguntas nao apareceram sendo que eram duvidas pertinente,de qualque forma agradeço,talvez tenha algum blog que possa tirar minhas duvidas

    ResponderExcluir
  87. ola, mande sua pergunta para meu e-mail.... todos os dias respondo mts perguntas, e as vezes passa algum despercebido. marciarcalves@hotmail.com. Abraço e espero poder ajudar.

    ResponderExcluir
  88. Anônimo7/2/13 15:53

    oiiii marcia,entao peço desculpas com relação a critica,é que eu fiquei assim pq minhas duvidas sempre foram respondidas e eu so tiro duvidas aqui pq sei da qualidade do blog,porém vamos a pergunta,bom sou criador a pouco tempo e nesse momento ja tenho alguns casais para reprodução,juntei recentemente uma femea cinza claro e um macho cinza claro,quais cores que posso ter com este casal,e o outro casal a femea é preta e o macho amarelo claro quais sao as possibilidades de cores,tenho muita vontade de ter o albino(branco com os olhos vermelhos),que cor tem que ser o casal para isso acontecer e por fimm como sei que a femea esta gravida sei que ela fica com formato de uma pera,mais como faço pra saber mais detalhadamente,MUITOO OBRIGADO E POR FAVOR SE PUDER ME RESPONDER VOU FICAR MUITO AGRADECIDO

    ResponderExcluir
  89. oi eu tenho um casal de gerbil e tenho outros dois que já estão desmamados e um deles aparesceram com o rabinho pela metade e com sangue sera que o outro comeu?

    ResponderExcluir
  90. oie!!! pode ser q eles machucaram em algum lugar da gaiola, mas tb pode ser algum outro filhote tb pode ter machucado ele.... isso nao interfere na saude do gerbil... mande uma foto pro meu e-mail.... marciarcalves@hotmail.com. ai posso analisar melhor. grande abraço.

    ResponderExcluir
  91. oiii marcia por favor vc pode colocar minha pergunta??? é referente a cores e gerbil albino,mandei ela ja tem alguns dias

    ResponderExcluir
  92. me add no msn q te explico melhor.... marciarcalves@hotmail.com

    a aula de genetica é complicado pra te explicar aki.... bjs

    ResponderExcluir
  93. Marcia tenho um casal onde tanto o pai quanto a mae sao cinzas claros qual a possibilidade de cores e como faço para obter um gerbil albino que cores tem que ser os pais grato

    ResponderExcluir
  94. olá,como fazer os esquilos não roerem tudo na gaiola, e quantos dias posso vender os filhotes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como faze los parar de roer , troque tudo q for de plástico ( comedouro , rodinha , bebedouro ) por alumínio ou ferro e dê opções p/ eles , papelão , rolinhos de papel ou gravetos tratados p/ q se divirtam roendo , os dentes deles crescem durante a vida toda , eles roem p/ gasta los , roer e ciscar são a vida e diversão deles.

      filhotes desmamam com 1 mês com uns 40 dias pode vende los tranquilamente q já sabem se virar .

      Excluir
  95. Oii marcia desculpa o incomodo novamente mais vc poderia me dizer em quais dias entra no msn pois tenho algumas duvidas vlw

    ResponderExcluir
  96. Boa Tarde,
    o meu gerbo, quando meto a mao na gaiola, morde que até chega a deitar sangue, é normal??

    ResponderExcluir
  97. olá comprei duas fêmeas no pet shop e moço disse que elas poderiam estar prenha,uma delas deu cria a três dias 5 filhotes mais apenas um vingou,eu estou achando que uma é fêmea e o outro é macho porque os dois estão cuidando do filhote,gostari de saber se duas fêmeas cuidam umas dos filhotes da outra..

    ResponderExcluir
  98. Oi! Bom, queria saber como faço no inverno com meu esquilo já que eu não tenho aquecedor em casa e moro no sul.Obrigada

    ResponderExcluir
  99. Tenho um terrário de 1 metro, quantos gerbos cabem nele? Tenho um casal que teve filhotes e quero ficar com 1 filhotinho.

    ResponderExcluir
  100. Anônimo2/5/13 13:46

    olá, estou montando um terrario para meus gerbis, e estou com duvida se colocar brita branca(pedra p/ paisagismo) ira gerar algo de mal para eles...????

    ResponderExcluir
  101. Cara Amiga,
    Tenho um casal de Gerbil, a 1a. cria dela foram dois filhotes e aparentemente nasceram mortos.
    Após mais ou menos 45 dias ela eu cria 5 filhotes, no entanto noto que ela não sabe criar os mesmos, foram morrendo 01 por dia, como morreram 04 eu peguei o ultimo e juntei com outra femea que estava tambem com filhotes, ela aceitou normalmente e aparentemente estar criando direitinho.
    O Que faço, comeste casal. Será que é por ser as primeiras crias?
    Quantas crias eu aguardo pra saber se ela se torna boa mãe?
    Grato!

    ResponderExcluir
  102. Oi, tenho 2 gerbil há uma semana, me disseram q eram dois machos, mas meu namorado ta achando q são duas femeas, como eu faço para saber?
    Minha gaiola tem apenas uma rodinha e um banheiro, as vezes eles ficam muito agitados roendo tudo, nessa semana eles roeram metade na rodinha, dou rolo de papel higienico para eles roerem. mas as vezes eles só dormem e ficam +/- 2 horas do dia acordados. é normal?

    ResponderExcluir
  103. eu qs n entro no msn
    deixa recado q qd entrar respondo marciarcalves@hotmail.com
    bj

    ResponderExcluir
  104. Sabrina, manda foto q falo se é macho ou femea

    marciarcalves@hotmail.com

    bjs

    ResponderExcluir
  105. sabrina - é normal, nao podemos esquecer q o inverno esta chegando, roedores adoram dormir no inverno. pode colocar mt coisa pra eles roerem, agarrafa pet, papelão, madeira etc... eles roem tudo mesmo, até a gaiola se der! kkk
    bj

    ResponderExcluir
  106. tenho um casal de esquilos, na ultima quinta feira nasceu 8 filhotes , quero saber com quantos dias eles abrem os olhos

    ResponderExcluir
  107. Ele abrem os olhos com aproximadamente 21 dias de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, qual o valor aproximadamente que posso vendelos?

      Excluir
  108. Boa tarde, tenho duas esquilas da Mongólia, são irmãs mas de ninhadas diferentes, uma de 3 e outra de 4 meses.
    O temperamento das duas são bem diferentes, a mais nova é terrível e a mais velha é bem dócil, porem mesmo com essa diferença elas se dão bem!
    eu gostaria de colocar um macho com elas, mas estou com medo de elas começarem a brigar por causa desse macho. gostaria de saber se tem chance disto acontecer?
    ou então de quando alguma delas tiver filhotes, da outra matar eles.
    aguardo resposta :)

    ResponderExcluir
  109. o melhor a fazer é sempre separa para formar casal, as femeas são mandonas e pode haver brigas e assassinatos de filhotes sim.

    ResponderExcluir
  110. Olha, eu comprei um gerbil a pouco tempo é ele era de um menino depois foi doado pra um pet shop então eu comprei eu tentei olhar o sexo, como ela já é grande é a dona do pet shop falou que ela é adulta aparenta ser femeá, mais eu ouvi falar que as fêmeas são agre sivas mais essa não é tanto só esta muito assustada pois comprei ela hoje

    ResponderExcluir
  111. Femeas não são agressivas elas são dominantes, se ela era agressiva no pet shop ´provavelmente judiavam dela, deixavam ela estressada, tanto machos como femeas são doceis, raramente algum apresenta alguma agressividade, se vc tem duvidas sobre o sexo me mande uma foto para meu e-mail
    marciarcalves@hotmail.com

    abraços!

    ResponderExcluir
  112. Oi, eu ganhei dois gerbil macho, quando chegaram estavam bem assustados no ambiente novo, eu colocava a mão na gaiola e inicialmente elesfugiam...mas depois de um tempo 1 deles passou a ficar agressivo, já mordeu a mim e a minha mãe, mordida mesmo! Eu tenho dado girassol e outras sementes pra eles na boca pra ver se ele vai se acostumando mas ele ataca as sementes como se estivessem a 1 semana sem comida. O que poderia estar causando essa agressividade? Se eu colocar uma rodinha plastica será que melhora os ânimos??

    ResponderExcluir
  113. Minds, eu ja tive gerbil assim, e nada amansava, infelizmente por mais q queremos não conseguimos amansar algumas feras kkkk, paciencia, e vai tentando com frutas, dá pedacinhos pequenos de maça, banana, na mão..... quem sabe ele fica docil! bj

    ResponderExcluir
  114. olá ontem quando eu estava limpando a gaiola dos meus dois Gerbils percebi que um estava sem a ponta do rabo :(. Isso pode ser algum sinal de canibalismo ?
    OBS eles não ficam se água e comida

    ResponderExcluir
  115. Anônimo5/8/13 11:10

    E a primeira ninhada e tiveram 7 bebes mas morreram 4 de diarreia os outros tambem tem o que faço?
    Com quantas semanas se podem separar da mae?
    Tenho gaiola de plastico serve?

    ResponderExcluir
  116. morreram de diarreia? tem algo errado, alguma coisa na comida ou a agua com contaminação!!!! tira o milho e amendoim se tiver na ração! e coloque agua filtrada pra eles!

    ResponderExcluir
  117. eu tenho um casal de gerbil desde o começo do ano e até hj a minha femea não criou.Porque ?

    ResponderExcluir
  118. olá, a ultima cria de meus esquilos deu só 1 filhote, é normal? Ela já tem 2 anos e alguns meses, ela pode ter outro filhote ou já esta muito velha?

    ResponderExcluir
  119. É normal sim 1 filhote, e sua gerbil ainda é jovem..... ela pode criar sim por mais um tempo.... as crias vão aumentando com o tempo..... mas se lembre de não deixar ela criar todo mês, crias de mais deixa a fêmea fraca, lembre-se de dar um descanso a ela!

    ResponderExcluir
  120. meu nome é vithoria eu tenho 2 esquilos da Mongólia a moça que meteu os esquilos disse que uma era mulher e um era homem mas eles não mas a mulher parese um homem e o homem parese os dois

    ResponderExcluir
  121. OI, tenho um casal de Gerbil estão comigo a mais ou menos 6 meses, mas já vieram adultos. Já tiveram 4 ninhadas, a 1° com 4 filhotes, 2°com 2 filhotes e a 3°e 4° ninhadas com um filhote. Mas nenhuma ninhada vingou. Os Pais não cuidam mas tbm não matam. Só larga os filhotes lá. Comprei uma gaiola de 2 andares com bastante espaço pra eles. Não falta comida nem agua. Não consigo ver os mamilos da femea, será q ela não tem leite? Ain não sei mais o q fazer pra conseguir fazer os filhotes sobreviverem.

    ResponderExcluir
  122. quanto tempo demora para o bebes gerbis abrirem os olhos?

    ResponderExcluir
  123. Boa tarde! Segue minhas dúvidas! rs:

    - Fora de cativeiro gerbils podem viver em colonias de até 40 deles. Quantos eu posso deixar no mesmo espaço e mais ou menos qual seria o tamanho ideal desse espaço?

    - É realmente necessário separar o macho da fêmea por 2 meses após a segunda ninhada deles?


    Por enquanto é isso? rs Obrigado!

    ResponderExcluir
  124. os bebes abrem os olhos com +- 21 dias

    ResponderExcluir
  125. um terrario grande de +- 60x40x70 uns 5 gerbos.... é bom separar por sexo pra nao haver super população!!!!! eles começam a criar entre si e enche a casa de gerbos!!!!! a cada 2 crias de um descanso de 2 a 3 meses pra femea!!!! é mt desgastante parir e criar filhotes... eu sei eu tenho 2 filhos hahuahuah!!! bjs

    ResponderExcluir
  126. Jéssica Mo, oi
    tem gerbil que não tem jeito pra ser pai e nem mae!!!!! igual a certos humanos! infelizmente acontece... bjs

    ResponderExcluir
  127. Olá tenho um casal de gerbil e ontem tiveram a primeira criação, nasceram ontem mas hoje eles não se mexem. É normal ou morreram?

    ResponderExcluir
  128. Olá...minha esquila está letargica, só bebe agua e esta com diarreia...o que eu faço??

    ResponderExcluir
  129. Oi tudo bem?Sabe estou com um problema com meu gerbil!Comprei ele faz 11 dias e ele não gosta muito quando eu pego ele!Tem alguma maneira dele querer que eu pegue ele porque comprei na Cobasi e ele disse pra eu pegar ele todo dia um pouquinho mas não consigo ele corre muito rápido!Quando coloco uma semente de girassol na minha mão ele pega e logo entra na casinha que comprei pra ele!

    ResponderExcluir
  130. ola eu tenho um casal de gerbil a 6 meses e eles nao tem cria , sera pq? queria tanto que eles tivessem cria :(

    ResponderExcluir
  131. quanto tempo os gerbil vivem sem agua?

    ResponderExcluir
  132. minha gerbil teve filhotes a dois meses atras e hj ela teve filhotes denovo isso e normal?

    ResponderExcluir
  133. olá...tenho um casal esquilo da mongolia mais a femeá esta gravida de outro macho e ela nao aceita o macho que eu ja tinha ela fica com medo dele e se ele tenta cheirar ela ela morde ele e ele fica doidinho quando ve ela sera que é porque nao é ele o pai dos filhotes ou porque ela esta gravida e nao acceita mais o macho e agora nao sei se deixo os dois juntos ou nao o que devo faser?????

    ResponderExcluir
  134. Olá, meu gerbil não corre na rodinha! è uma rodinha de plastico ele so dorme nela. oque e faço? agradeço respostas

    ResponderExcluir
  135. Ola!
    Minha gerbil teve 4 filhotes na 3ª ninhada. Bem, na 1ª e 2ª ninhadas não sei informar a quantidade, pois foram devorados. Nesta 3ª, observei que o macho estava tentando comer um filhote, resolvi separá-lo. Hoje, completaram 11 dias. São lindos! Minha dúvida: quando devo voltar com o macho para a gaiola?

    ResponderExcluir
  136. Marcita, estou com 4 filhotes com 10 dias, a mae acabou de morrer! oque eu posso fazer???

    ResponderExcluir
  137. Ola gente,me chamo gabriela e me considero mae de primeira viajem pois acabo de comprar uma esquilinha da mongolia chamada Vika. Eu gostaria muito de uma maozinha sobre como lidar com a adaptacao da vika na minha casa nessa primeira semana. Obrigada desde ja.

    ResponderExcluir
  138. Olá pessoal, eu tenho uma femea albina de mais ou menos 9 meses e hj 27/12/2013 comprei outra femea cinza chumbo de mais ou menos 2 meses. Comprei uma gaiolinha pequena e fiquei revezando elas nas gaiolas para uma acostumar com o cheiro da outra. Queria saber se alguem já tentou juntar 2 femeas e se isso da certo? Queria que a mais velha tivesse uma amiguinha sabe,as vezes ela parecer estar tão tristinha por estar sozinha. Muito obrigada desde já,e por favor se alguem já tentou fazer isso me ajude *-*

    ResponderExcluir
  139. alguem sabe leite de que animal posso da para filhote de 2 dias deu 4 filhotes e só tem 1 filhote agr e n vejo ele mamando

    ResponderExcluir
  140. Oi tudo bem pessoal ? Eu comprei uma gerbil, só que ela veio gravida, ai nasceu 6 filhotinhos (3 normais) e (3 mortos). Só ke a mae ta rejeitando um , e ele ainda esta com o cordão umbilical , o que eu faço ? ela não quer tirar o cordão dele e ainda fica tirando ele de perto dos outros 2 , o que eu poderia fazer para esse bebe não morrer e para a mãe cuidar dele igual aos outros ?

    ResponderExcluir
  141. Oque fazer quando o esquilo da mongolia estiver com alergia respiratorias

    Ele solta uma secreção vermelha pelo nariz ...Nao sei oque fazer

    Me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  142. Ola , queria saber como eu faço com os meus Gerbils , foi a 1º ninhada deles....Nasceram 3 filhotes..Um ela deixa de lado e os outros dois ficam juntos...O que eu faço com o filhote que ela deixa de lado ?? Me ajudem Por favor !
    obs: Os filhotes tem 3 dias.

    ResponderExcluir
  143. Tenho um gerbil, que está com quase 3 anos e a 2 semanas está com uma ferida aberta na barriga que está aumentando. Que tipo de medicamento posso passar. Ele come e brinca normalmente.

    ResponderExcluir
  144. Boa noite eu cria saber o que posso usar como comedor , para não por a comida no chão

    ResponderExcluir
  145. estava colocando um dos meus esquilos para brincar e sem querer ele pulou da minha mão e bateu a boca no chão ,está sangrando .ele é filhote.

    ResponderExcluir
  146. Ola..minha gerbil deu cria nasceram 5 e 2 morreram...sobraram 3...dos 3 1 nasceu sem a formacao total da mao dianteira...isso vai ser problema para a alimentacao dele?

    ResponderExcluir
  147. Ola..minha gerbil deu cria nasceram 5 e 2 morreram...sobraram 3...dos 3 1 nasceu sem a formacao total da mao dianteira...isso vai ser problema para a alimentacao dele?

    ResponderExcluir
  148. onde tem para comprar gerbo to querendo combrar um fas tembo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 2 fêmeas com 9 meses e 1 macho 3 meses as fêmeas são agoutis e o macho e gray agouti será que ele tem idade para acasalar?por favor e urgente

      Excluir
  149. Ola tenho dois machos e hoje eles brigaram muito e acabaram se machucando muito só que isso nunca aconteceu já faz dois anos que estao junto alguem sabe me fala o por que obrigada

    ResponderExcluir
  150. Bom , tenho criação de Hamsters Sírios , Hamsters Topolinos e iniciarei com hamsters Chines e Gerbils , quero saber com quanto tempo depois dela ter os filhotes eu posso coloca-la para cruzar de novo ?? Desde já eu agradeço .. ;)

    ResponderExcluir

Adoro comentários!♥