Brincando de Genética!



A genética da coloração de gerbilos é algo complicado. A combinação de gens dominantes com recessivos é que vai determinar as cores e padrão da ninhada. Alguns caracteres são dominantes, como por exemplo olhos escuros, enquanto que os olhos vermelhos são recessivos. O gen que determina manchas brancas nas costas predomina sobre a característica sem mancha. E aí por diante. O cruzamento de animais aparentados leva ao que chamamos de cosangüinidade, aumentando a chance de aparecimento de determinados genes, que determinam às vezes uma característica problema ou simplesmente uma característica desejável, por exemplo a cor da pelagem. Se tem 2 irmãos com características desejáveis, você poderá cruza-los e seus descendentes por algumas gerações até que haja necessidade de "refrescar o sangue" com genes de outros animais de linhagem diferente. Normalmente não se recomenda cruzar irmãos, mas nos roedores você pode realizar alguns cruzamentos sem que necessáriamente haja problema 


"CASAL 1"

Fêmea: Yellow Fox - 
Gene: Aa CC ee GG pp

Macho: Gray Agouti Spooted
Gene: Aa CC EE gg Pp Sp+










A primeira coisa foi estudar bem sua genética, é bom saber em primeiro plano as cores de seus pais, antes de qualquer coisa, só assim ficaremos sabendo quais as variações de cores que poderá sair na ninhada.

Depois é verificar os Genes desse novo casal, pra você ter certeza se vale a pena juntá-los realmente.


O que os criadores buscam realmente são os animais de genética "  ee" e  " gg". 




    Eu procuro cores mais raras comoYellow fox, Red fox, Ivory, Polar fox, DEH... todos esses com genética ee.

Pra começar tenho que calcular o Gene do casal, que no caso é um Gray Agouti(Sp) X Yellow fox




                   Infelizmente, na maioria das vezes só saberemos a genética de um esquilo pelas cores de seus descendentes. Eu digo isso porque compramos gerbos, e não sabemos ao certo de sua genética, e nem as cores dos antepassados.  É pelas cores dos filhotes que descobriremos se os Gerbos tem os genes esperados.

             Por exemplo, quando eu montei esse casal, pensava que o Gray Agout Spooted era  AA CC EE gg PP Sp. Mais com as cores de seus filhotes, descobri que  os códigos genéticos  são totalmente diferentes do que imaginava.

        


Opções de gene:



Todos os filhotes deste casal terá uma genética de ótima qualidade, seus recessivos são de grande vália para a genetica, nos possibilitara grandes possibilidades de cores, vamos ver os genes dos filhotes abaixo:





.....................................................................................................................................................................



       No dia 30/01/2011, Bel e James, começaram o clico de Reprodução. Os dois cruzaram hoje pela tarde, e espero que daqui 28 dias nasçam seus primeiros filhotes saudáveis e lindos.....

Vamos esperar pra ver.......


Hoje dia 20/02/2011, notei uma barriguinha na Bel, confirmando a gravidez dela......







No dia 24/02/2011 nasceram 5 filhotes lindos....Cinco fêmeas de uma só vez.
Quatro desses filhotes tem olhos pretos e apenas um de olho vermelho..... a minha esperança que o macho seja Ee... pois se ele for Ee poderá vir as cores tão esperadas sem demora....



Rescem Nascidos










5 Dias







8 Dias
9dias


9 dias



9 dias

13 dias



Mais uma ninhada nasceu.... finalmente um macho, o macho quen eu tanto esperava. Um Topaz Patched, e duas femeas Agout Patched.

Agora sim abre um leque de propabilidades de cores nesse novo casal a ser formado. Agora é so esperar elesw crescerem para a formação dos casais.







Mais um novo membro na família, nascido no dia 15 de Dezembro aproximadamente, uma fêmea de pele clara mais com as extremeidades escuras nasceu na ninhada da Betty e do John, Um possível  CP POLAR FOX.
Vamos esperar mais alguns dias pra confirmarmos a cor dessa fofura ^^,









marciarcalves@hotmail.com



45 comentários:

  1. Amei seu blog!!!!!!!!!!

    Vou começar a criar meus gerbis, ainda estou escolhendo as cores, por isso gostei muito das suas dicas...quero 3 casais, 1 macho será branco com olhos vermelhos e 1 fêmea será siames, este casal eu não tive escolha, agora tenho que escolher entre: panda, agouti(liso ou malhado), lilac, preto, LCP(liso ou malhado) e gray agouti(liso ou malhado), queria muito ouvir sua opinião para a escolha dos 2 casais restantes.
    eu acho que não necessariamente o siamês junto com o branco tenham que se formar como casal, poderia misturar e formar novos pares de casal, aguardo seu contato
    e mais uma vez valeu!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho Polar rede eyes no rio de janeiro - Pilares
      mais informaçoes
      curte lá gente!!
      contatohttps://www.facebook.com/pages/Gerbil-Esquilo-da-Mong%C3%B3lia/390041231059533?ref=hl

      Excluir
  2. oi!!!!! que legal... fico feliz pela preferencia.
    bom eu sempre digo.. dê sempre preferencia para malhados, tenha sempre um malhado em seu casal, pq assim sempre tera malhados tb.

    Cores q vc tb tenha q dar preferencia.

    com genetica

    "Aa"

    entaum olha a dica

    Agouti malhado
    lcp malhado
    gray agout malhado

    eu descataria no meu plantel pretos e lilacs
    so se eu tivesse certeza da genetica deles!

    Eu tenho uma lilac no meu plnatel, mais ela me dá cores raras, so por causa disso.

    se vc pra vc escolher lilac ou preto... bom fica com o preto

    entaum ficaria assim


    *Agouti malhado
    *lcp malhado
    *gray agout malhado
    *preto

    e agora é analisar bem a genetica pra parear direitinho os casais.

    de q cidade vc é?

    abç♥

    vou fazer os calculos aki e te falo como formar os casais com as cores certas!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada Marcita!
    Sou do interior do Rio de Janeiro e me chamo Danielle.
    Bom, falei das cores que tinha preferência e pode ficar assim:

    Casal 1- Agouti Pied Macho + LCP Femea
    Casal 2 - Panda Femea + Agouti Pied Macho
    casal 3 - branco de olhos rubi macho + siamesa fêmea
    O QUE VC ACHOU? ACHA QUE DEVO MUDAR OS CASAIS?
    Esse era os filhotes disponíveis, estão separados por colônias mas acho que como são filhotes ainda posso trocar eles de par

    Espero que sejam bons casais, aguardo anciosa suas dicas
    BEIJOS!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ainda aguardo sua resposta

    Beijos
    Danielle

    ResponderExcluir
  5. oi, Danielle. vc tem 2 agout pied macho ou um deles é gray agout?! hum... deixa eu pensar!!!!!


    os casais estão bem formados.... mais se um desses agoutis for um gray agout vc faz o seguinte:

    1º. panda x agouti pied
    2º. siames x branco

    3º. gray agouti x lcp

    ACASAL 3 - (esse casal so deverá ser montdo se vc tiver um GRAY AGOUT, caso não tenha, forme apenas dois casais o casal 1 e o casal 2)

    PQ, agout x lcp, so vai nascer, pretos e agout, igual ao casal 1... entendeu? se vc tiver 2 casais dando mesmas cores de filhotes é inutil no plantel. os casais formados sempre terao q nascer cores diferentes de filhotes a taxa de cores iguais tem q ser minima, 10% +-.


    a genetica do golden agout e do preto são mt parecidos, se vc montar um casal "agout x lcp" e um "panda x agout", vão nascer sempre, pretos e agout, vc nunca terá cores diferentes.

    Se vc tiver msn me add pra eu te explicar melhor..

    marciarcalves@hotmail.com

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Danielle, outra observação:

    sempre é bom vc formar um casal assim......

    ...um de olho vermelho e o outro de olho preto,

    com isso vc terá mais possibiidades de cores...

    o de olho vermelho é bom um gerbo laranja, são os mais desejados pelos criadores.

    os de olhos vermelhos como , cinzas e brancos tem geneticas inuteis para criadores bjs

    ResponderExcluir
  7. Marcita tenho 1 filhote agout normal "Aa" , gostaria de saber com q mutação eu posso coloca -lo para sair filhotes de cores diferentes, obg

    ResponderExcluir
  8. Bom coloca um albino vai sair mts cores

    ResponderExcluir
  9. Show... poxa eu tenho 1 mesclado preto e branco que chamam de panda... ele é o macho e a fêmea é uma agouti normal akela pardinha... eu ainda não entendi muito esse lance da genética...
    A primeira ninahda nasceram 7... 2 mesclados como o pai sendo 1 pardo com branco e outro um cinza com branco... 2 cor de creme com o rabinho um pouco mais escuro e 1 pardo como a mãe... Gostaria de entender um pouco sobre a genética deles a partir desses filhotes. você tem uma idéia da genética deles por isso e quais filhotes nasceram? Me ensinar um pouco mais hehehe tenho eles tem 1 ano apenas :) os filhotes tem 1 mês.
    Obrigado.. meu msn lipe86jp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. oi!!! adoro..... me manda as fotos deles por e-mail, q olho pra vc as cores exatas, mande de todos até dos pais, tem q ser fotos nitidas e num lugar q tenha luz natural. me passe elas primeiro q depois te explico com calma cada uma delas..... Besitos!

    ResponderExcluir
  11. Olá Márcia,

    estou com um problema... Tenho apenas dois casais, uma panda fêmea X LCP agouti macho; e o outro casal era uma DEH X DEH pied. Aí é que está o problema!! Na primeira ninhada do casal DEH, só nasceram dois filhotes e quando eles estava com aproximadamente 15 dias, a minha cadela matou a fêmea!!!! Agora não sei com que gerbila junto o meu macho DEH que ficou viúvo... Será que você pode me ajudar a escolher uma cor que seja interessante para cruzamento?? Aguardo seu retorno... Sara

    ResponderExcluir
  12. oi Sara! Q trágico.... bom coloca uma femea de olhos vermelhos, de preferencia laranja, com genetica "Ee" pra vc ter variações de cores na ninhada.

    ResponderExcluir
  13. Antonieta8/2/12 07:49

    Olá! Adorei seu blog...Tenho um casal de gerbis, Pipoca e Rubinho. Há 5 dias nasceram 7 filhotinhos, sua primeira ninhada. Tudo é novidade e emoção aqui em casa...Gostaria de saber porque os filhotes ficam espalhados pelo local. Sempre tem um que fica longe, ou com o macho , ou mesmo no canto longe dos outros filhotes. Não é exatamente o mesmo...vejo que cada hora é um que esta longe. Sabe me dizer por que isso acontece?

    ResponderExcluir
  14. Adoreiiii de mais Marcita vc e fera no assunto foi muito bom saber sobre a reproduçao aparti da genetica....

    ResponderExcluir
  15. marcita que programa é esse que você usou para formar essa arvore com a porcentagem de cor que os filhotes vão nascer ? existe para hamster ? mesmo que for para gerbil se pode me mandar? Adorei o seu blog e estou pensando em começar a criar essas lindezas

    ResponderExcluir
  16. olá Murillo, é um site proprio para calculo genetico de gerbils, nao sei se dá certo com hamisters, olha o link ai....

    http://www.critterplaypen.com/gcal/gcal.php

    ResponderExcluir
  17. oi Márcia, boa tarde. Comprei ontem um casal de Gerbils de um pet shop, o macho é branco de olhos vermelhos e a fêmea dourada com a barriga branca, também com olhos vermelhos.. quais os possíveis filhotes que posso vir a ter?
    e qual a genética pra quem quer Gerbils com a pelagem Siamesa?
    se puder responder, meu email é lloorys@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  18. Ola marcita amo seu blog eu tenho um casal de gerbil elles são femea nome branquinha red E yed silver schimmel macho teco cp silver nutmeg oq vc acha desse casal e pretendo formar mais um casal tenho esse qual vc acha melhor yellow fox com cp silver nutmeg ou golden agout aguardo respos ta bjoss ops meu nome é kaio tenho quartoze anos obg

    ResponderExcluir
  19. Oii marcita adoro seu blog vc é mt inteligente tenho um casal de gerbil são a braquinha red E yed silver schimmel eo teco um cp silver nutmeg e pretendo ter mais um casal me ajude a escolher entre um yellow fox golden agout ou cp silver nutmeg obg

    ResponderExcluir
  20. Oiii marcita adorei seu blog

    ResponderExcluir
  21. Oii adoro seu blog meu nome é kaio tenho 13 anos e tenho 1 casal de gerbil são a branquinha uma red eyed silver schimmel eo teco cp silver nutmeg e pretendo formar mais um casal me ajude a escolher entre agouti , yellow fox , red eyed silver schimmel , mesclado, polar fox , posso escolher qualquer sexo me ajude... Confio mt em vc aguardo resposta obg.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde estou me interessando mais por esses bichinhos, só que a cada vez que eu leio, surgem mais dúvidas, estou numa grande dúvida sobre a escolha dos meus reprodutores, se você pudesse me ajudar, ficaria muito grato...
    Já aproveitando de você, lá vai minha dúvida:

    Vi aqui que é preferivel escolher animais malhados para procriarem, pois survem muitas variações, correto?

    De preferencia ambos terem tons alaranjados Ee e um com olhos vermelhos e e outro preto, preferencialmente heterizigótico Pp, correto?

    Então pensei na seguinte combinação, o que você acha: 1 femea Siamês (olhos vermelhos)
    1 macho Argent (olhos vermelhos)
    1 femea Panda (olhos pretos Pp)
    1 macho Agouti (olhos pretos Pp).

    O que acha desta combinação?
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  23. ter animais malhados no plantel, vai te dar variações de marcações.

    siames tem olhos pretos.

    vc sabe a genetica deles? se são Ee ou EE?

    os casais estão bons pra começar.

    ResponderExcluir
  24. olá Vera, coloca o yellow fox com o silvr nutmeg. Vai ter lindos filhotes. seu agout é Ee? se for coloca pode trocar os casais.

    O blog é pra vc e todos q amam gerbos, foi feito com mt carinho. bjs

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde, Aqui é o Rodrigo novamente, estou fechando a negociação do meu futuro plantel, por enquanto ficou assim, o que acha?
    1 femea panda; 1 macho argent; 1 femea dove pied; 1 macho deh.

    Como poderia montar esses casais?

    ResponderExcluir
  26. boa escolha, deixa assim mesmo!panda x argent e dove x deh

    ResponderExcluir
  27. Oii marcita me ajude olha é minha gerbil femea eo macho estao com um mancha parecendo ferrugem nos pelo oq é e como tirar socorro !!!!

    ResponderExcluir
  28. A mancha é na parte genitais

    ResponderExcluir
  29. Olá, mancha de ferrugem? mande fotos pro meu email marciarcalves@hotmail.com pra eu ver q tipo de mancha é essa antes de tudo.

    ResponderExcluir
  30. Adorei o Blog *----*

    Tenho dois esquilinhos e Amo eles demaiis

    ResponderExcluir
  31. Oi gente, estou com uma femea lilac malhada.. qual o melhor macho pra ela?? que saia cores legais??? abç, dani

    ResponderExcluir
  32. coloca um agout Pp com ela, terá um grande variedades de cores.

    ResponderExcluir
  33. olá Marcita tenho um casal de gerbo o macho e agout selvagem e a femea e creme com olhos vermelhos ja esta na segunda ninhada e so sai os filhotes na cor do pai que e o agout, sera que vai ser sempre assim. lembrando que o pai vem de uma familia que so tem agout e a mae vem de uma familia colorida com brancos cremes e cinzas! oq vc acha?

    ResponderExcluir
  34. olá Marcita tenho um casal de gerbo o macho e agout selvagem e a femea e creme com olhos vermelhos ja esta na segunda ninhada e so sai os filhotes na cor do pai que e o agout, sera que vai ser sempre assim. lembrando que o pai vem de uma familia que so tem agout e a mae vem de uma familia colorida com brancos cremes e cinzas! oq vc acha?

    ResponderExcluir
  35. olá Marcita tenho um casal de gerbo o macho e agout selvagem e a femea e creme com olhos vermelhos ja esta na segunda ninhada e so sai os filhotes na cor do pai que e o agout, sera que vai ser sempre assim. lembrando que o pai vem de uma familia que so tem agout e a mae vem de uma familia colorida com brancos cremes e cinzas! oq vc acha?

    ResponderExcluir
  36. Anônimo4/3/13 07:41

    Marcita vc é de onde?? Tem bebês a venda?? Aqui nasceu um NUTMEG!! Vou investir em cores raras, o problema é encontrar!!

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde!
    Gostaria de saber por quanto tempo eles dão cria, tenho um casal que deu cria por dois anos seguidos mas ha uns 9 meses se relacionam mas não dão mais cria!
    se tiver informação sobre o assunto quero publicar na minha pag do face... grata!
    se puder curtir...
    https://www.facebook.com/pages/Gerbil-Esquilo-da-Mong%C3%B3lia/390041231059533?ref=hl

    ResponderExcluir
  38. A minha cria mais nunka sobrevibeu um filhotinho pa conta historia :(
    Pq sera ??

    ResponderExcluir
  39. não entendo disso de genetica eu tenho 1 casal o macho e todo preto e a femea cinza macho olho preto femea vermelho de cria e os filhotes nasceram todos macho olhos pretos igual a pai preto todos pq

    ResponderExcluir
  40. olá, qual o site que faz essas possibilidades genéticas?
    beijo

    ResponderExcluir
  41. Poderia me mandar fotos dos Ésquilo s macho e femia para eu identificar os meus ganhei 2 esquilos mais nao sei ve o sexo obrigada simoneparisvalet@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Me mande foto dos sexos q falo se é macho ou femea... marciarcalves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Ola , comprei a um mes atras o meu primeiro casal de Gerbilos e estou amando a experiência com estes. So que ando um pouco aflito pois minha femea aparenta estar prenha mas nao tenho muita certeza disso e fico bastante ansioso pois venho sempre verificar a gaiola. Eles dois sao albinos de olhos vermelhos, sera que ha alguma possibilidade de nascerem filhotes de cores variadas? fiquei um pouco preocupado pois não tenho o interesse de montar uma ninhada somente de albinos e nao tive escolha na hr da compra em relacao a cor pois so haviam eles dois no pet shop. se possivel responda em meu e-mail por favor (nilttonf@gmail.com) agradeço. Amei seu blog, me tirou muitas dúvidas.

    ResponderExcluir

Adoro comentários!♥